terça-feira, 21 de setembro de 2010

SUGESTÃO DE FILME: A ESCOLA DA VIDA

FILME: A ESCOLA DA VIDA

Abordo duas cenas, onde fiquei emocionada com o amor e dedicação de  Ryan Reynolds  para com seus alunos. Um homem  que causou   um verdadeiro impacto  na escola Fallbrook Midle School, ele é atraente, simpático e informal, os alunos amaram verdadeiramente este  professor, os professores também o admiram, com exceção de Matt o professor de biologia, que sonha em ganhar o prêmio de professor do ano, O pai de Warner , Stormin Norman foi o professor do ano durante 43 anos, faleceu em seus braços dizendo: não morra na praia, lute. A partir de então Warner determinado a  fazer deste o seu ano, a sua virtória. Mas  com o novo professor em cena ele vê sua chance escapar, ele não consegue competir com quem até o seu filho admira.  Um professor que veio fazer a diferença,  com sua criatividade e disposição para fazer o melhor de si.


CENA:  :
* O discurso do professor

Quanto tempo temos? Não muito!  Este foi o lema principal do seu discurso. O professor Ryan Reynolds fez com que cada um dos seus alunos descobrisse o potencial que estava esquecido a tempo dentro de cada  um. Mostrou que a vida é cheia de altos e baixos, mas que vale a pena viver cada segundo como um verdadeiro milagre. E que sempre é possível encontrar beleza mesmo nas dificuldades. Mostrou claramente que as pessoas são seres humanos e o que as define não é o dinheiro no bolso, a casa na praia, o carro do ano, as roupas da moda ou o corpo escultural. É o caráter, a dignidade, as crenças, os SONHOS, os objetivos, os sentimentos, os pensamentos, os ideais, tudo isto precisa ser primazia para viver de verdade..


CENA: 2

* Metodologia de ensino

O professor procura tão somente apresentar uma metodologia mais dinâmica que busca atrair a atenção dos alunos, utilizando aquilo que eles já estavam acostumados em seu dia-a-dia para construir novos conhecimentos. Trazendo cada vez mais participação dos mesmos.

Fatores fundamentais que devem esta presente na vida do educador

·        Dedicação
·        Persistência

O professor Ryan Reynolds, sabia perfeitamente que estava sendo seguido e perseguido pelo professor Warner, mas isto não foi motivo para abandonar as suas idéias,  e objetivos. Ele continuou com a mesma dedicação e persistência motivado pelo amor que sentia pelos seus alunos e paixão pelo ensino. Infelizmente muitas vezes nós educadores desistimos diante das lutas e dificuldades que encontramos no caminho. Reynolds tinha tudo para desistir, pra começar a sua saúde abalada, estava com câncer . Reynolds partiu Mas deixou um grande legado. Alcançou o seu alvo, trouxe aos alunos o desejo de aprender, e aos professores o prazer de ensinar. 

Reflexão:

O filme escola da vida nos trás uma grande reflexão: É importante e necessário buscar meios para tornar o ensino mais agradável e produtivo,  levando o aluno a ser um produtor e construtor de conhecimentos e não reprodutor, ou simplesmente uma marionete nas mãos dos professores. Mas que caminhe e que seja capaz de fazer caminhos para um futuro brilhante. Mas para que isto ocorra é necessário, que o professor sinta na pele a condição de aluno e busque tudo que for preciso para que alcance a sua meta de ensino. Levar o aluno alem da sala de aula, do papel e caneta nas mãos. Mas sim, leva-lo a pensar, a pesquisar, sentir, cheirar, pegar, enfim, coloca-lo em prática para que a aula seja produtiva e agradável.


2 comentários: