sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Conteúdos conceituais,procedimentais e atitudinais.

1. Percebe-se hoje, que ao aderir às novas propostas, o ensino da Geografia tem apresentado problemas sérios causados pela adesão aos modismos do ensino da Geografia Tradicional e por sua preocupação com os conteúdos conceituais, deixando de lado os procedimentais e os atitudinais, que são muito importantes para a compreensão da Geografia, diferencie os conteúdos conceituais, dos procedimentais e atitudinais:
Os conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais, é a construção ativa da capacidade intelectual para operar símbolos, imagens, ideias e representação a que venham organizar as realidades. Aprender conceitos permitem atribuir significados aos conteúdos aprendidos e relacioná-los a outros. (Vol. 01 pg 28).

·       Os conteúdos procedimentais
Os conteúdos envolve o processo ensino-aprendizagem, articulando a construção de uma logica, uma pedagogia e uma área específica de conhecimento. Com a perspectiva educacional dialógica, participativa, compartilhada, com a intenção de ampliar a capacidade reflexiva acerca da realidade difícil e contraditória adotando um compromisso coletivo, interativo, integrativo, viabilizado com a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtém e os processos que colocam em ação para atingir as metas que se propõem  ou seja, vivenciar o seu potencial.  

·       Os conteúdos atitudinais
Referem-se à formação de atitudes e valores em relação à informação recebida, visando à intervenção do aluno em sua realidade. É a vivencia do ser com o mundo que o rodeia. O aprendizado de normas e valores torna-se alvo principal para que este conteúdo seja adquirido por quem quer que seja, e na sua proporção e qualificação só é desenvolvido na prática e em seu uso contínuo. O individuo é moldado de acordo com suas experiências vividas. Os conteúdos atitudinais passam pelo processo sociedade-indivíduo-sociedade. Tratando-se de grupos, tribos, comunidades de diferentes escalões sejam eles econômicos ou culturais. Todos seguindo normas estabelecidas por todos: respeito, compreensão, solidariedade, humildade e outros.

·        Os conteúdos conceituais
Os conteúdos conceituais visam a desenvolver as competências do educando nas suas relações com símbolos, expressões, ideias, imagens, representações e nexos, com os quais ele aprende e ressignifica o real. As competências do aluno materializam-se através do trato reflexivo de conteúdos específicos de ensino, em situações problematizadoras, desafiadoras para o grupo (situação didática planejada pelo professor). A elaboração de conceitos permite ao aluno vivenciar o conhecimento, elaborar generalizações, buscar regularidades resinificando e relacionando a dimensão conceitual do conteúdo numa perspectiva científica, criativa, produtiva. cotidianas em que se materializa a produção do saber. A escola é um contexto socializador, gerador de atitudes relativas ao conhecimento, ao professor, aos colegas, às disciplinas, às tarefas, à sociedade. A não compreensão das relações, das atitudes. Podemos trabalhar em nossa sala de aula todos os conteúdos de maneiras proveitosas, não tentando separá-los, pois como podemos perceber todos estão correlacionados com a construção como um todo, nenhum deles é mais importante que o outro a importância é encontrada no conjunto da obra.



3 comentários:

  1. Estou cursando pedagogia e estava precisando deste conteúdo, parabens essa informação, é umna caixa de ouro gostei muito

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito bem colocado, é uma questão que está cada vez mais sendo falada, afinal, precisamos desenvolver as competências de nossos alunos e trabalhar estes três tipos de conteúdos é fundamental.
    Michelle Ternus.

    ResponderExcluir
  3. Legal!. Parabéns pela postagem. Era o que eu queria saber.... Obrigado!!

    ResponderExcluir