sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Conteúdos conceituais,procedimentais e atitudinais.

1. Percebe-se hoje, que ao aderir às novas propostas, o ensino da Geografia tem apresentado problemas sérios causados pela adesão aos modismos do ensino da Geografia Tradicional e por sua preocupação com os conteúdos conceituais, deixando de lado os procedimentais e os atitudinais, que são muito importantes para a compreensão da Geografia, diferencie os conteúdos conceituais, dos procedimentais e atitudinais:
Os conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais, é a construção ativa da capacidade intelectual para operar símbolos, imagens, ideias e representação a que venham organizar as realidades. Aprender conceitos permitem atribuir significados aos conteúdos aprendidos e relacioná-los a outros. (Vol. 01 pg 28).

·       Os conteúdos procedimentais
Os conteúdos envolve o processo ensino-aprendizagem, articulando a construção de uma logica, uma pedagogia e uma área específica de conhecimento. Com a perspectiva educacional dialógica, participativa, compartilhada, com a intenção de ampliar a capacidade reflexiva acerca da realidade difícil e contraditória adotando um compromisso coletivo, interativo, integrativo, viabilizado com a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtém e os processos que colocam em ação para atingir as metas que se propõem  ou seja, vivenciar o seu potencial.  

·       Os conteúdos atitudinais
Referem-se à formação de atitudes e valores em relação à informação recebida, visando à intervenção do aluno em sua realidade. É a vivencia do ser com o mundo que o rodeia. O aprendizado de normas e valores torna-se alvo principal para que este conteúdo seja adquirido por quem quer que seja, e na sua proporção e qualificação só é desenvolvido na prática e em seu uso contínuo. O individuo é moldado de acordo com suas experiências vividas. Os conteúdos atitudinais passam pelo processo sociedade-indivíduo-sociedade. Tratando-se de grupos, tribos, comunidades de diferentes escalões sejam eles econômicos ou culturais. Todos seguindo normas estabelecidas por todos: respeito, compreensão, solidariedade, humildade e outros.

·        Os conteúdos conceituais
Os conteúdos conceituais visam a desenvolver as competências do educando nas suas relações com símbolos, expressões, ideias, imagens, representações e nexos, com os quais ele aprende e ressignifica o real. As competências do aluno materializam-se através do trato reflexivo de conteúdos específicos de ensino, em situações problematizadoras, desafiadoras para o grupo (situação didática planejada pelo professor). A elaboração de conceitos permite ao aluno vivenciar o conhecimento, elaborar generalizações, buscar regularidades resinificando e relacionando a dimensão conceitual do conteúdo numa perspectiva científica, criativa, produtiva. cotidianas em que se materializa a produção do saber. A escola é um contexto socializador, gerador de atitudes relativas ao conhecimento, ao professor, aos colegas, às disciplinas, às tarefas, à sociedade. A não compreensão das relações, das atitudes. Podemos trabalhar em nossa sala de aula todos os conteúdos de maneiras proveitosas, não tentando separá-los, pois como podemos perceber todos estão correlacionados com a construção como um todo, nenhum deles é mais importante que o outro a importância é encontrada no conjunto da obra.



22 comentários:

  1. Estou cursando pedagogia e estava precisando deste conteúdo, parabens essa informação, é umna caixa de ouro gostei muito

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito bem colocado, é uma questão que está cada vez mais sendo falada, afinal, precisamos desenvolver as competências de nossos alunos e trabalhar estes três tipos de conteúdos é fundamental.
    Michelle Ternus.

    ResponderExcluir
  3. Legal!. Parabéns pela postagem. Era o que eu queria saber.... Obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela ajuda! Foi muito valiosa!!!

    ResponderExcluir
  5. me ajudou muito era que eu precisava.

    ResponderExcluir
  6. me ajudou muito era que eu precisava.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sirley,
    Poderia me dizer qual a referência que vc deixou na citação (vol. 1, pg 28).
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

      Excluir
  9. Olá Sirley,
    Poderia me dizer qual a referência que vc deixou na citação (vol. 1, pg 28).
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Olá Sirley,
    Poderia me dizer qual a referência que vc deixou na citação (vol. 1, pg 28).
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Rafaela Araújo Freitas27 de abril de 2017 às 18:27

    Estou cursando o 2° ano do curso normal (formação de professores)
    E me ajudou muito

    ResponderExcluir
  12. poderia dar exemplos práticos?

    recitar o alfabeto na ordem das letras... seria oque?

    ResponderExcluir
  13. Quais as referências desse texto? Grata!

    ResponderExcluir
  14. Deveria ser explicado de uma maneira mais simples tipo assim: no "português rasgado" menos formal, entendeu? coloquial mermo. rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Obrigado! Era o que eu estava procurando pra colocar no meu trabalho, muito obrigado 🙌😍

    ResponderExcluir
  16. Obrigado! Estava precisando desse conteúdo pra colocar em minha pesquisa muito obrigado 🙌😘😍

    ResponderExcluir
  17. Por favor, quais as referências bibliográficas desse texto?

    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

      Excluir