quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A IMPORTANCIA DO RCNEI



A RCNEI surgiu com um compromisso de desenvolver a educação infantil  nos apontando direções plausíveis para que possamos desenvolver um trabalho  com maior desenvoltura  e eficácia, atender de fato a necessidade de cada criança.  Pois, é através da aprendizagem que conseguimos desvendar caminhos diversos, que seria o conhecimento a luz da pesquisa.
A importância do RCNEI na Educação Infantil é muito importante, pois é uma forma de trabalhar com planejamento direcionado ao trabalho a ser realizado dentro de sala.
O  RCNE nos orienta a forma de proporcionar um conteúdo programático em cada faixa etária, promovendo o enriquecimento da prática pedagógica.
Por isso através dos livros pedagógicos fazemos planejamentos e executando práticas do nosso dia-a-dia, e para elaboramos o planejamento usamos através das observações e experiência vivenciada pratica elaborada na sala de aula, as ações vivenciadas pela criança na escola.
A rotina da criança na escola são atividades realizadas todos os dias e servem para organizar o trabalho são práticas fundamentais para uma boa qualidade de serviço, as quais são para satisfazer a necessidade do dia-a-dia da criança.
O referencial curricular tem a finalidade de  concluir um trabalho  otimista com desenvolvimento positivo e que venha a ter confiança em sua capacidade e percepções e limitações.
Propondo a criança um ambiente onde ela possa desenvolver plenamente em socialização com os adultos, tendo reconhecimento do outro, como brincar, expressando emoções, sentimentos, desejos e necessidades.
É importante promover o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança, tendo uma atenção as suas necessidades de afeto, alimentação, segurança, e integridade corporal e psíquica, para que a criança sinta-se bem e crie nela um sentimento de amor.
E sendo assim, o vínculo com os educadores crescem mais pela confiança e estabilidade de que está sendo bem tratada. O RCNEI dos dar a segurança de manter um equilíbrio bastante produtivo visando uma qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para nossas crianças brasileiras obtendo uma cidadania exemplar. 

3 comentários:

  1. Gostaria de saber se o Professor pode se alimentar juntamente à criança na creche.... crianças de 1 ano e meio a três anos...

    ResponderExcluir
  2. muito bom, explica tudo do RCNEI e em sabias palavras. O referencial é recheado de atividades diárias: roda de história, oficina de desenhos, pintura, momento de leitura e muitas outras atividades para o dia- a- dia da criança na escola.

    ResponderExcluir