Educação Reflexiva
Educação
Reflexiva precisa ser pensada em duas dimensões: A do professor e do aluno que
são reflexivos. O aluno para se tornar um Ser reflexivo, que questiona sobre o
seu espaço e sobre a educação que esta recebendo, vai precisar de um professor
reflexivo, sendo assim vejamos primeiro sobre este professor.
Ao
refletirmos sobre o professor reflexivo, temos que primeiro analisar sobre a
noção de um professor que tem esta qualidade: “A noção de professor reflexivo
baseia-se na consciência da capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza
o ser humano como criativo e não como mero reprodutor de ideias e práticas que
lhe são exteriores” (Alarcão, 2007, p.41).
Saber pensar é focar sua consciência em uma reflexão totalitária, onde
um mundo é o nosso objeto de reflexão.
Um professor reflexivo, é profissional e
ator principal da educação reflexiva precisa intervir com suas reflexões sobre
o ambiente que vive e sobre seus alunos, promovendo a cada dia da jornada
educativa, uma formação que procura ver o mundo com outra ótica, que não pode
ser do consumismo, mas do empreendedorismo, que é de construir, mas uma construção coerente que
reflete sobre suas causas e seus fins. O professor reflexivo tem que atuar
sobre seus alunos, com a proposta de desenvolver as habilidades e competências
que este já tem porem que muitas das vezes ainda este sujeito não se percebeu destas suas capacidades. É
preciso explorar a sua capacidade reflexiva, Alarcâo diz: “Se a capacidade
reflexiva é inata no ser humano, ela necessita de contextos que favoreçam o seu
desenvolvimento, contextos de liberdade e responsabilidade” ( Alarcão, 2007,
p.45). Se o aluno possui esta
capacidade dentro de si, o professor precisa saber explorá-las, vindo estimular
este aluno, para que cada instante esta
condição se manifeste e traga novas conclusões para sua vida. É preciso dar
liberdade para este aluno pensar, sobre o mundo, a sociedade, suas aspirações e
a educação que esta recebendo. O professor precisa lhe apresentar também suas
responsabilidades, cobrando este aluno para que esteja sempre participando com
suas reflexões e conclusões sobre o que foi refletido. Sendo um aluno que
visualiza o aprendizado de forma dinâmica e interativa, onde o que é recebido
de conhecimento, para produzir crescimento intelectual tem que ser ampliado
através do seu dialogo com colegas e professor sobre o assunto, refletindo e
argüindo sobre o tema até que este venha se expandir.
As
metodologias de ensino têm que diferenciar, produzindo uma pedagogia
diferenciada, mas o que é diferenciar na educação: “Diferenciar é, pois, lutar
para que as desigualdades diante da escola atenuem-se e, simultaneamente, para
que o ensino se eleve” (Perrenoud, 1997, p.9). A educação que conduz a reflexão
é diferenciada, porque vai promover um ensino que desperta as competências e
habilidades do aluno, fazendo com que este se descubra, expandindo o saber
adquirido a partir de suas capacidades inatas sendo manifestadas. O professor
da atualidade tem que criar estruturar e dinamizar situações de aprendizagem e
estimular a aprendizagem e a auto confiança nas capacidades individuais para
aprender ( Alarcão, 2003, p.30). Assim a
educação estará construindo um aluno reflexivo, pois seu professor é um
estimulador e influenciador que proporciona um ensino que produz uma visão
ampla sobre o conteúdo, causando no aluno uma instrução que lhe situa com uma
nova cosmovisão de uma sociedade globalizada, que requer de seus participantes novas propostas a cada instante, que só podem
ser manifestadas e concedidas por uma educação reflexiva. Que tenha na arte de
educar, uma tarefa que reflete, questionando sobre o espaço e o tempo, do qual
faz parte, pois só assim acompanha o mundo em seu constante progresso. Danilo Lemos.
Excelente trabalho.
ResponderExcluirTem muitos professores sem criatividade e o aluno reflexivo nunca ira aceitá-lo.
ResponderExcluirMuito obrigado pela explicação
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