domingo, 18 de dezembro de 2011


A FORMAÇÃO DOCENTE EGRESSO DE UM CURSO DE PEDAGOGIA



A formação docente egresso de um curso de pedagogia deve sempre ocupar um espaço central no mundo da intelectualidade, considerando que formar como professor não é só tornar um intelectual introspectivo, mas um produtor de um ensino de qualidade causador de mudanças. Considerando ser um intelectual em potencial tendo condição de dimensionar seus horizontes acadêmicos, para que possa estar sempre produzindo textos, assim estando em uma continua reflexão e ação; sendo um docente com uma ampla visão da educação e da sociedade, Caminhar junto com a geração que segue com o olhar pra o futuro. Sabendo que o seu papel vai ser de um interventor na sociedade como educador, ira ter a incumbência de intervir com sua pratica nas camadas que compõe a sociedade e produzir com seus ensinos cidadãos capazes de empreenderem nas mentes um saber vertiginoso e causador de mudanças sociais e culturais.
O educador tem autonomia para gerar mudanças sociais, pois a educação de qualidade e reflexiva produz não somente alunos capazes, mas pessoas que enxergam o mundo em seu redor com um olhar inquiridor, procurando assim estar sempre verificando o que se pode ser feito para uma transformação causadora de progressos em todas as áreas necessárias de avanço; culturais por que a educação vai produzir uma cultura cada vez mais expansiva e vertiginosa, com uma rotatividade intelectual notória e empreendedora em todas as suas esferas de atuação na vida de um povo.
Perfil do Egresso
O Egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a atuar conforme as habilidades e competências destacadas no art 5º da Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006, a saber
Este perfil acima deve ser a bussola que o pedagogo precisa ter consigo, Pois ser professor não é simplesmente enquanto esta em sala de aula, mas, em todo tempo, lugar e em qualquer situação. Ser professor é esta  presente e honrar com dignidade esta posição que ocupa.
 Pra que serve as experiências e estudos de Wallon, Piaget, Vigostz, Montessoli Pirrenor, Paulo Freire e tantos outros ilustres nomes que marcaram a história da educação? Podemos sim! Extrair lições e não simplesmente coloca-las em prática, mas ter um olhar critica e analítico com o proposito de reproduzir ou produzir o que for necessário, para que também sejamos referenciais. Mais que isto, que sejamos lembrados por aqueles que assim como nós conseguiram sair da caverna através de nós, que o conduzimos para a luz e a  liberdade do conhecimento.

“...desenvolver as possibilidades as capacidades de ir além do que somos, de ultrapassar o presente e de se ultrapassar a si próprio de se comprometer  resolutamente  com o futuro, participação ativa do individuo no seu próprio destino...” (Arnold Clausse).

 Hoje vivemos numa sociedade globalizada que necessita de uma educação capaz de quebrar todos os paradigmas e estarem sempre ampliando os seus métodos pedagógicos para causar uma pedagogia que esteja sempre refletindo sobre novos rumos para a educação e formação de seus discentes. Pensar na pratica docente é olhar não só para a atuação deste intelectual, mas para o contexto de sua vida na academia e na sociedade, quais são as suas expectativas, anseios e participação nesta sociedade, como humano, pois não esta a parte de todas as realidades, mas sim, de estudar para causar mudanças que produzam um povo mais capacitado para as novas realidades.  Como futuro pedagogos precisamos buscar  sempre novos horizontes e conquistando novos espaços como intelectual, estando sempre em um constante processo de pesquisa, que a cada momento esta se dimensionando e atualizando. Na condição de docente tem a obrigação de buscar o desenvolvimento de capacidade de articular entre interesses e pessoas com o exercício de liderança que almeja a realização de projetos com objetivos construídos democraticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário