A FORMAÇÃO DOCENTE EGRESSO DE UM CURSO DE PEDAGOGIA
A formação docente egresso de um
curso de pedagogia deve sempre ocupar um espaço central no mundo da
intelectualidade, considerando que formar como professor não é só tornar um
intelectual introspectivo, mas um produtor de um ensino de qualidade causador
de mudanças. Considerando ser um intelectual em potencial tendo condição de
dimensionar seus horizontes acadêmicos, para que possa estar sempre produzindo
textos, assim estando em uma continua reflexão e ação; sendo um docente com uma
ampla visão da educação e da sociedade, Caminhar junto com a geração que segue
com o olhar pra o futuro. Sabendo que o seu papel vai ser de um interventor na
sociedade como educador, ira ter a incumbência de intervir com sua pratica nas
camadas que compõe a sociedade e produzir com seus ensinos cidadãos capazes de
empreenderem nas mentes um saber vertiginoso e causador de mudanças sociais e
culturais.
O educador tem
autonomia para gerar mudanças sociais, pois a educação de qualidade e reflexiva
produz não somente alunos capazes, mas pessoas que enxergam o mundo em seu
redor com um olhar inquiridor, procurando assim estar sempre verificando o que
se pode ser feito para uma transformação causadora de progressos em todas as
áreas necessárias de avanço; culturais por que a educação vai produzir uma
cultura cada vez mais expansiva e vertiginosa, com uma rotatividade intelectual
notória e empreendedora em todas as suas esferas de atuação na vida de um povo.
Perfil do
Egresso
O Egresso
do curso de Pedagogia deverá estar apto a atuar conforme as habilidades e
competências destacadas no art 5º da Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de
2006, a saber
Este perfil acima deve
ser a bussola que o pedagogo precisa ter consigo, Pois ser professor não é
simplesmente enquanto esta em sala de aula, mas, em todo tempo, lugar e em
qualquer situação. Ser professor é esta presente
e honrar com dignidade esta posição que ocupa.
Pra que serve as experiências e estudos de Wallon, Piaget, Vigostz,
Montessoli
Pirrenor,
Paulo Freire e tantos outros
ilustres nomes que marcaram a história da educação? Podemos sim! Extrair lições
e não simplesmente coloca-las em prática, mas ter um olhar critica e analítico
com o proposito de reproduzir ou produzir o que for necessário, para que também
sejamos referenciais. Mais que isto, que sejamos lembrados por aqueles que
assim como nós conseguiram sair da caverna através de nós, que o conduzimos
para a luz e a liberdade do
conhecimento.
“...desenvolver
as possibilidades as capacidades de ir além do que somos, de ultrapassar o
presente e de se ultrapassar a si próprio de se comprometer resolutamente
com o futuro, participação ativa do individuo no seu próprio destino...”
(Arnold Clausse).
Hoje vivemos numa sociedade globalizada que
necessita de uma educação capaz de quebrar todos os paradigmas e estarem sempre
ampliando os seus métodos pedagógicos para causar uma pedagogia que esteja
sempre refletindo sobre novos rumos para a educação e formação de seus
discentes. Pensar na pratica docente é olhar não só para a atuação deste
intelectual, mas para o contexto de sua vida na academia e na sociedade, quais
são as suas expectativas, anseios e participação nesta sociedade, como humano,
pois não esta a parte de todas as realidades, mas sim, de estudar para causar
mudanças que produzam um povo mais capacitado para as novas realidades. Como futuro pedagogos precisamos buscar sempre novos horizontes e conquistando novos
espaços como intelectual, estando sempre em um constante processo de pesquisa,
que a cada momento esta se dimensionando e atualizando. Na condição de docente
tem a obrigação de buscar o desenvolvimento de capacidade de articular entre
interesses e pessoas com o exercício de liderança que almeja a realização de
projetos com objetivos construídos democraticamente.
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