terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O PEDAGOGO PARA ALEM DOS MUROS DA ESCOLA


PEDAGOGIA NAS DIFERENTES ESFERAS DA PRÁTICA SOCIAL
A partir do século XXI a educação tornou-se conhecida e reconhecida no âmbito profissional com um olhar diferenciado aos novos horizontes, caminhos diferentes onde a pedagogia pode atuar com precisão e liberdade para além do ambiente escolar onde mostra a sua potencialidade para transformação. Onde a sociedade aponta emergência de novas demandas educacionais busca a pedagogia como critério que vem ai com novos papeis e funções a colocarem em prática.  Mas para que ela venha exercer sua função com afinco e desvelo é necessário que seja um profissional da educação de qualidade que atue de acordo com os princípios democrático e ético. 
Hoje as empresas responsáveis por seleção e treinamento de recursos humanos e no desenvolvimento de competências profissionais requeridas pelos processos de reestruturação do trabalho e da produção busca a participação do pedagogo nos meios de comunicação atuando em atividades de consultoria de formulação de campanhas informativas e materiais de conteúdo educativo, também requerem o profissional da pedagogia na área da acessória educativa e atividades desenvolvidas por movimentos sociais, organizações não governamentais, Instituições públicas enfim, vários outros campos onde o pedagogo faça toda a diferença.
Pensar e atuar no campo da educação, como atividade social prática de humanização das pessoas, implica a responsabilidade social e ética de dizer não apenas porque fazer, mas o quê e como fazer. Isso envolve necessariamente uma tomada de posição pela pedagogia, na qualidade de dispositivo teórico e prático de viabilização das práticas educativas. ‘(LIBANEO. P.16).
Portanto, o pedagogo além dos muros da escola esta tendo uma excelente oportunidade de mostrar na prática o beneficio que a pedagogia oferece tanto no mercado de trabalho como na atual sociedade. Pois, tem sido uma conquista não somente para os pedagogos mas para todos que compõe esta sociedade contemporânea  é significativo a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas  em várias esferas do campo social. Beillerot foi feliz em afirmar que estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica. Portanto podemos observar que o Brasil esta no caminho certo, pois a educação precisa marcar presença em todo tempo e lugar, A educação deve fazer parte do sonho e realização do homem. Então é imprescindível que a pedagogia esteja presente não apenas em algumas áreas sociais, mas em todas. Quando esta meta for atingida podemos afirmar que vivemos em um país altamente pedagógico onde a produção, disseminação de saberes, conhecimentos, habilidade, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes sejam ampliados e valorizados por todos.
Quero finalizar deixando uma fala superinteressante de Alves, que encontrei registrado no vol II, etapa VI, pg 103. Que diz assim: Mosaicos são obras de arte. São feitos com cacos. Os cacos em si, não tem beleza alguma. Mas, se um artista os ajunta, segundo sua visão de beleza, eles se transformam numa obra de arte. (AlVES, 2007, p. 15).







Nenhum comentário:

Postar um comentário