sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

EAD - Conteúdos e procedimentos didáticos Metodológico do Ensino Fundamental

1 - As exigências da sociedade e as mudanças que ocorreram no processo educativo provocaram uma mudança nos paradigmas educacionais. Com o ensino da Historia isso não é diferente. Para que este conteúdo contribua para a construção do aluno como ser autônomo e a educação se torne um instrumento para formação do cidadão o professor necessita propiciar ao aluno um conhecimento da realidade social de forma critica e construtiva. duas formas das quais o professor poderá utilizar para concretização deste objetivo.

·       É  preciso que o professor planeje atividades que permitam a identificação dos grupos sociais a que o aluno pertence;

·       Possibilitar a percepção das diferenças e afinidades das pessoas dentro dos diferentes grupos sociais;

2- Sobre a construção dos conceitos básicos e o ensino da geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, compreendemos que a escola precisa possibilitar à criança a compreensão do que é a vida em sociedade, e como se dá a ação dos grupos sociais no tempo e no espaço.  Como o educador pode possibilitar, ao educando, a construção do conceito de espaço.

É imprescindível que a criança vivencie situações em que ela utilize relações como saber localizar-se,  orientar-se e expressar-se graficamente, ou seja, ela deverá saber traçar no papel um trajeto que faz de um ponto ao outro. Analisar espaços sociais, compreender que esses espaços foram construídos e também destruídos pelo homem. O professor tem autonomia para facilitar a construção desse conceito de espaço, através de jogos e brincadeiras com que venha facilitar a construção do conceito de espaço como; coelhinho sai da toca, caça ao tesouro, etc. Utilizar jogos pedagógicos que se encaixem em vários tipos de construções. Utilização de espaços tridimensionais tais como: entrar e sair de caixas, construção de túneis, etc. Criar legendas  para contar estórias. Propor passeios para o estudo do meio, registrando o caminho percorrido e quais são os pontos de referência. Desenhar ou representar um espaço seja da sala de aula ou de outro lugar conhecido. Trabalhar com mapas e representações cartográficas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário