terça-feira, 14 de setembro de 2010

entrevista: Pense na sua vida de estudante e relate uma situação que tenha sido significativa para sua formação:

Afetividade é algo tão interessante e especial, que levou-me a conversar com algumas pessoas sobre este assunto. pois o mundo seria melhor para se viver; se afetividade estivesse presente na vida de todos.

          
Os alunos entrevistados: Nayara, Patricia, Elionai, Rodrigo, Ricardo Landin, todos eles foram unânimes em dizer ou afirmar que viveram momentos marcantes em suas vidas acadêmicas Deixaram claro a importância do Afeto.  para que possamos viver num mundo mais justo e digno. tanto o professor como o aluno precisam deste afeto.
Fiquei impactada ao ouvir o relato da aluna Elionai algo que segundo ela marcou a sua vida, em que o seu professor foi humilhado diversas vezes pelos alunos, e talvez a ausência deste afeto tenha sido o fator fundamental para levá-lo a morte. Porem este acontecimento levou a refletir e extrair lições importantíssimas para a sua vida e, uma delas foi a disponibilidade e dedicação que o professor tinha em ensinar mesmo diante das indiferenças de alguns alunos e mesmo não havendo reciprocidade, desenvolveu o sua tarefa que é  ensinar com dignidade e perseverança.
A aluna Nayara também trouxe algo que muito marcou a sua vida acadêmica lembrou de uma professora e fez menção de que a mesma fazia muito mais do que ensinar, tinha o dom de educar. E o que mais chamava atenção é que ela envolvia toda a sala com debates e diálogos isto trazia interação e aprendizagem.
Sabemos que afetividade é um dos instrumentos básicos para o desenvolvimento da aprendizagem cognitiva dos educandos e a necessidade afetiva para o desenvolvimento das crianças e o seu convívio social. Segundo Tassoni, tratar o aluno com afeto não significa tratá-lo com beijos, abraços ou procurando agradá-lo, significa apenas que devemos  formar atitudes que nos leve a sair de nossa indiferença porque essa indiferença é justamente a falta de afetividade. Temos a convicção que ensinar trata-se de um ato de amor e coragem. Digo coragem porque não é simplesmente uma profissão é mais que isto: é vocação! É preciso, desprendimento para aceitar o outro como ele realmente é respeitando seu conhecimento e sua individualidade.
As entrevistas feitas deixaram claro que o amor é a base de tudo, algumas delas foram marcadas para sempre porque houve afeto pois, este é   um dos sentimentos mais nobre e capaz de dá sentido a vida, contribui na formação do homem de forma motivadora para o rendimento social, afetivo e escolar.
        


Um comentário:

  1. Parabens por este tema verdades pedagogicas, e pelos assuntos abordados. é de grande importancia na nossa vida academica

    ResponderExcluir