terça-feira, 14 de setembro de 2010

“Escola Inclusiva: desafios e possibilidades

Tive o privilegio de conversar com algumas educadoras sobre este tema tão importante. E questionei:

1.1.  1.1. Vocês acreditam que as escolas dos seus Municípios  conseguiram assumir o desafio de fazer uma escola inclusiva?

1.2.  1.2.  Como vocês já estudaram sobre o projeto político - pedagógico qual é a relação que vêem entre este e a educação inclusiva?
1.3.   A escola por si só consegue vencer
o desafio da educação inclusiva para beneficiar-se das suas possibilidades?

Respostas

1.1. Ainda não. Acho que inclusão vai muito alem de apenas admitir alunos com necessidades especiais nas salas de aula, os professores tem que está preparado e não basta um ou dois professores serem capacitados, mas sim,  toda a equipe. Há também que ser desenvolvido um trabalho de conscientização dos pais e das outras crianças para que haja não só a inclusão, mas uma verdadeira relação de convivência e interação do aluno especial na escola. 
1.2. Os projetos políticos das escolas devem sim, contemplar a educação inclusiva. Porém não deve ser apenas de forma figurativa. A inclusão deve ser vivida, dia – a dia e não ser apenas um projeto.
1.3. Não. A escola é apenas uma das instituições sociais em que as crianças  estão inseridas, não dá para a escola educar sozinha muito menos quando falamos de educação inclusiva.
1.4.   Acredito que a educação inclusiva é uma evolução, um passo a mais na educação, no entanto até que chegue ao patamar ideal ainda falta percorrer um longo caminho, é um passo importante fazer com que essas crianças se sintam parte da sociedade como iguais e, mais que fazer parte, serem integrantes de fato.

    Escola Inclusiva,  um projeto que veio para ficar, sair  do papel e fazer história!

Um comentário:

  1. Parabéns pela objetividade!Encontrei exatamente o q estava procurando...Obrigada

    ResponderExcluir