sábado, 18 de setembro de 2010

O ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial o seu desenvolvimento


O ser humano ao nascer trás consigo a necessidade de envolver-se num ambiente social, e conseqüentemente o seu desenvolvimento é notável pois, ao interagir com outras pessoas de diferentes níveis social, intelectual ou cultural a tendência é crescer,
A convivência com outras pessoas. Interação entre alunos, a ajuda mútua, as discussões, dúvidas expostas são estes e outros fatores fundamentais para que a criança  e desenvolva-se. Ela jamais aprenderia falar convivendo com surdos, socializar-se convivendo com animais. É através da aprendizagem que o individuo recebe informações, habilidades, atitudes, valores, e etc. Enfim, o meio favorece ou não o desenvolvimento. Ou seja, não há desenvolvimento se o ambiente ou a situação não são favoráveis para o aprendizado. Portanto levamos em consideração esta frase tão corriqueira; “O homem é produto do meio”.  Seu desenvolvimento é social e não individual
É fundamental analisamos o individuo que vive num grupo cultural isolado da civilização, e da palavra escrita, jamais será alfabetizado.  Torna-se cada vez mais desnutrido de qualquer desenvolvimento. Mas se este deixasse este grupo de origem e embarcasse em um outro grupo que seja letrado ai sim, terá a probabilidade de ser alfabetizado e ter um encontro real com os livros, mas esta conquista depende da mediação de outro mais experiente.
Segundo João Alfredo Carrara, Coordenador da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Professor do Curso de Especialização em Educação Escolar. Bauru/SP; “O homem só consegue ser homem vivendo em sociedade”. Observamos o caso das meninas lobo da índia, não sorria, andavam como quadrúpede uivava, então, “o homem isolado não pode” criar a sociedade, mas a sociedade pode criar o homem que seja capaz de desenvolver-se, consciente que a interação entre outras pessoas é fundamental para o seu desenvolvimento, mesmo que profissionalmente já esteja realizada, a interação sempre é viável e oportuno, pois a oportunidade da aprendizagem esta sempre presente.



Um comentário:

  1. Você sabia que esta foto é de uma típica sala de aula montessoriana para agrupados de 5 à 6 anos? Ela constitui um ambiente onde a criança exercita sua livre escolha dentro de um parâmetro de liberdade com responsabilidade.

    ResponderExcluir