terça-feira, 14 de setembro de 2010

O professor como o estimulador do desenvolvimento da inteligência infantil em uma perspectiva piagetiniana.


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O professor tem a responsabilidade de criar condições necessárias para ativar a inteligência da criança, pois ele é o estimulador, mediador e facilitador no processo de aprendizagem. Tem como centro de sua preocupação criar neste aluno um vínculo positivo entre a criança e o conhecimento, para que se descubra o prazer em aprender cada vez mais.
Ciente da importância da formação permanente da criança, o professor deve sempre estimular, uma mentalidade aberta, o senso crítico e também atitudes investigativas, no aluno. Para que a criança encontre seu próprio caminho á trilhar e desenvolver de forma autônoma, habilidades como pensar, analisar, descobrir, e encontrar suas respostas. O professor nunca deve fazer pela criança. Ensinar é dar liberdade e responsabilidade e direcionar as atividades pedagógicas e os processos de aprendizagem onde se proporciona a autonomia infantil.
O professor não deve extrair da criança o direito de construir o seu próprio saber. Na verdade, ele deve propor desafios que lhes despertes curiosidade, ao mesmo tempo em que se equilibra sua auto-estima. Só assim, a criança crescerá forte, confiante e, sobretudo preparada para adquirir novos conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento como ser humano e como profissional.
O professor trás consigo algo fundamental para o desenvolvimento da inteligência infantil que são o uso de recursos e métodos pedagógicos que alcançam as crianças na sua própria linguagem. Um dos recursos pedagógicos apreciados pelas diversas faixas estaria é o uso de brincadeiras. Atingir as crianças através de brincadeiras é uma estratégia fundamental para o processo de aprendizagem,  pois além de tornar o saber prazeroso, favorece competências como a interação, socialização, cooperação, discussão e descoberta de hipóteses. Piaget deixa claro, que a criança depende da interação social para a construção e validação dos conceitos. E esta interação pode ser aplicada de várias maneiras, entre elas, destaca-se, a contribuição dos colegas, dos pais de outros adultos nos mais variados ambientes. Enfim, todas essas interações são importantes para o desenvolvimento intelectual e aquisição do saber, pois o conhecimento é fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.

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