quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Estimulação Psicossocial como um fator importante na prontidão para a pré escola.


A Estimulação Psicossocial é importante na prontidão para a pré escola. Pois, é  partir da concepção do ser humano, que vem o processo do desenvolvimento. Cada estímulo é registrado e provoca transformações na estrutura interna do cérebro. Se não forem estimuladas adequadamente naquele período elas simplesmente não se formam mais, e pode trazer sérias conseqüências no desenvolvimento psicomotor da criança. Portanto, a estimulação psicossocial é algo fundamental na pré-escola, pois estas são as primeiras experiências com o meio que influenciarão muito no futuro. Sem dúvida, este é um período crucial na vida da criança.  É imprescindível que haja desenvolvimento nos anos escolares, apesar das dificuldades e exigências que o meio o proporciona.  Caso contrário crescerá uma criança mentalmente raquítica, Segundo Shepherd (1996) o corpo cresce à medida que o Sistema Nervoso se modifica pelo crescimento. As conexões entre as células nervosas (sinapses) estão na dependência do uso da estimulação.  
RIZZO foi feliz em sua colocação quando diz; que a maioria das crianças que apresentam atraso em seu desenvolvimento cresce ou vive em um ambiente carente de estímulos. São diferentes as possibilidades de uma criança, seja ela deficiente ou não, que vive em um ambiente estimulante, daquela que se encontra num ambiente desprovida de recursos. Essa última poderá encontrar-se prejudicada tanto em seu desenvolvimento cognitivo quanto motor (RIZZO apud SOUZA e FERRARETO, 1998).
A  estimulação é fundamental no desenvolvimento infantil. Ou seja, o meio produz efeito positivo ou negativo na vida da criança. Segundo Lampréia (1985) A motricidade, afetividade, intelectualidade e sociabilidade são fatores predisponentes para os distúrbios da escolaridade, pois, as atividades psicomotoras ajudam as crianças em fase escolar em vários aspectos, como a prontidão para a aprendizagem da leitura e escrita.
Portanto, a evolução psicomotora envolve elementos básicos que serão pré-requisitos para aprendizagem e integração da criança (STOKOE, 1987). O desenvolvimento de certas competências e habilidades cruciais na prevenção de dificuldades de aprendizagem. A psicomotricidade, nesse contexto, procura proporcionar ao aluno algumas condições mínimas necessárias a um bom desempenho escolar. A relação da criança com o meio em que vive é de suma importância envolvendo jogos e brincadeiras, para atingir outras aquisições mais elaboradas como as intelectuais. Portanto, não há nenhuma probabilidade da criança desenvolver-se na ausência de estimulo. Para a escola alcançar o real objetivo que é ensinar com afinco e desvelo é necessário que ela traga no punho a estimulação psicossocial para garantir o desenvolvimento da criança que é o desejo de todos.

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