sábado, 27 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO PELO MOVIMENTO

Atividade 1

A professora de Clara, uma menina de seis anos de idade, da escola municipal esta preocupada com o que tem observado, neste ano na convivência diária com a aluna, ao correr no pátio da escola Clara se choca com outras crianças na brincadeira de pular com um pé só, como o saci. Na hora de trocar de roupa para o teatro, a professora percebe que Clara é lenta ao abotoar sua blusa, amarrar seu tênis. A professora observa que o desenho da figura  humana, feito por Clara, é bastante pobre.

Considerando os diferentes aspectos do desenvolvimento psicomotor da criança
1.1)                          Faça uma análise desse pequeno caso, registrando o que pode estar causando tais dificuldades.

Uma criança na idade de Clara está apta a saltar rapidamente, sobe degraus de escadas íngremes; anda de bicicleta, pula e gira num pé so. Estas características não esta de acordo com a reação de Clara. Pelo contrário, As dificuldades enfrentadas pela criança Clara são inúmeras. Pode esta  expressas e influenciadas por vários fatores
·        Emocionais;
·        Intelectuais;
·        Saúde;
·        Problemas de comportamento;
·        Relações com outras crianças;
·        Mudanças físicas e psicológicas;
·        Aspectos sociais e outros...

1.2)                          Apresente sugestões à professora que a auxiliem no trabalho com Clara e com as outras crianças, prevenindo outros casos como esse.

Infelizmente nem todos os pais concordam com as interferências da escola para com a família. Portanto, primeiramente eu aconselharia a professora conversar francamente com os pais ou responsáveis pela criança deixando claro o seu amor, carinho e principalmente respeito por toda sua família, conquistá-los de fato! Para que tenham uma conversa útil e agradável, e que estas mãos unidas: escola/família tenham algo em comum, que é o desenvolvimento da criança. Com isto abrirá um leque para colocar em pauta todos os fatores concernentes ao comportamento de Clara, para que assim juntos possam encontrar a raiz do problema para que estes sejam resolvidos. Oferecer cuidados recíprocos e consistentes assim a criança terá melhor oportunidade para um desenvolvimento saudável.
 Usar estratégias através de jogos educativos e outros, para que haja maior interação entre as crianças. Pois esta é uma grande oportunidade para que Clara sinta amor, carinho e amizade que também é capaz de chegar lá com a mesma força e dinamismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário