VISÃO DE MUNDO | O mundo se transforma constantemente, e o homem é sujeito da própria educação. Dessa forma, através da reflexão sobre o ambiente, ele contribuirá para as mudanças e melhorias. No mundo tecnológico, não perderá de vista a qualidade de vida. |
VISÃO DE HOMEM | O homem por ser um ser racional tem sua participação ativa e includente no que refere a educação e é de fato uma construção humana Como tudo que o homem faz, faz no sentido de estabelecer a sua relação com outros humanos e com o meio ambiente onde está inserido, isso também poderá ser entendido como um ato de educação, por estes atos, passarem a influenciar outras pessoas. |
VISAO DE SOCIEDADE | A participação do homem como sujeito da sociedade implica uma postura crítica. A cultura constitui a aquisição sistemática da expressão humana. Por isso, uma escola deve descrever sua visão de cultura. |
POLITICASPÚBLICAS | Atualmente, com base nas políticas públicas governamentais de inclusão social, segurança alimentar, expectativas de mercado e de qualidade do meio ambiente, as instituições estão buscando viabilizar soluções por meio da popularização da ciência, procurando superar o distanciamento entre esta e a sociedade, que avançou nas últimas. décadas, para que haja um crescimento econômico para um processo de inclusão social. Exigência básica para a efetividade de ações com esse escopo é a estruturação de arranjos organizacionais e interinstitucionais que democratizem inclusive os protagonizamos de forma a dividir responsabilidades e tarefas e aperfeiçoar os resultados. |
COTIDIANO DA ESCOLA PRÁTICA SOCIAL COMUNIDADE EXTERNA ESCOLA | Escola tem que ser um lugar prazeroso, de respeito, um lugar aberto para aceitar sugestões, críticas, um lugar que tenha um espelho transparente para ver o mundo na sua totalidade, com toda sua carga de conteúdos bons e maus, ver de perto e tentar mudar aquilo que for preciso, sem medo e sem preconceito, um lugar onde todos se sintam parte, sejam parte, se integrando aos temas e ações que constroem o cotidiano escolar. Não há como formar cidadãos críticos, por exemplo, sem colocar em pauta assuntos que estão no dia-a-dia dos estudantes, que são falados na televisão, na rádio, na internet e em outras mídias, ou nem são comentados, mas que estão presentes o tempo todo. |
“A EDUCAÇÃO SOZINHA NÃO TRANSFORMA A SOCIEDADE, SEM ELA TAM POUCO A SOCIEDADE MUDA.” Paulo Freire.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
PPP Cotidiano da escola Prática social
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