segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O que exerce a mais importante influencia no desenvolvimento da inteligência o ambiente ou aquilo que herdamos biologicamente dos nossos pais?

            


         Ao falar de “inteligência”, é importante chegar a origem e significado da palavra. Do latin inter= entre e elegere – escolher.
Segundo Celson Antunes  (2001) inteligência significa a capacidade cerebral pela qual conseguimos  penetrar na compreensão  das coisas escolhendo o melhor caminho.
Ainda no dicionário, o verbete, vem com o seguinte significado: a facilidade de compreender.
Com base nas definições é possível afirmar que a inteligência de um individuo é produto de uma carga  genética que pode ser alterada  através de estímulos aplicados  a cada faze  do desenvolvimento humano.
Tempos atrás uma pessoa era taxada de “burra” ou “inteligente” quem nunca assistiu a um filme ou desenho animado onde um aluno era colocado num canto da sala  e forçado a usar um chapéu de burro?
Era mais fácil rotular os indivíduos dessa forma do que ter o trabalho de estimular a inteligência deles. Principalmente quando estes traziam consigo a necessidade de cuidados especiais por serem excepcionalmente especiais.
Na Antigüidade os excepcionais eram encarados como uma degeneração da raça humana e, portanto descartados da sociedade. A Idade Média, sob a influência da Igreja já passou a adotar uma consciência mais humana que os salvaguardasse da exclusão. A Idade Moderna é marcada por uma visão mais científica que acaba por excluí-los sob o signo do patológico. A Idade Contemporânea reflete nos seus primórdios uma posição preconceituosa que confina os excepcionais em instituições especiais em que são retirados do convívio com os ditos normais. Hoje, busca-se uma integração dos diferentes físicos e mentais à sociedade, de modo que possam participar do mesmo processo de aprendizagem das pessoas "normais". Afinal, o mundo se embeleza com a diversidade, sua característica própria. Devemos nos habituar desde cedo a aceitar o outro, o diferente, sob pena de nos tornarmos seres humanos intolerantes, racistas e preconceituosos.
Hoje a educação evoluiu muito a escola tem um papel importantíssimo no processo de desenvolvimento humano, principalmente, como maior estimuladora para que um individuo desenvolva suas capacidades cognitivas.
Pessoas com algum tipo de deficiência pode ser estimuladas  e desenvolvem outras capacidades atingindo êxito em seu caminho de desenvolvimento da inteligência.
Portanto, podemos concluir que existem fatores hereditários, porem o ambiente exerce muito mais influencia  no desenvolvimento da inteligência, pois o individuo  em contato com o mundo ao seu redor é estimulado  a desenvolver suas capacidades, ele desenvolve sua inteligência, aprende a aprender. Morei em Moçambique alguns anos onde lá tive o privilégio de ter dois lindos  filhos, Ludwig e  Ezequias, o mais novo teve malária cerebral, e isto, creio que afetou um pouco a sua capacidade de aprendizagem, ao chegarmos no Brasil, o mesmo não foi aceito nas escolas entre os “normais” foi enviado para uma escola especial onde as crianças são portadoras de síndrome de down, durante um ano  que meu filho ficou nesta escola houve uma regressão muito forte, ele simplesmente adaptou com o meio começou a falar, andar, comer, enfim, igualzinho os outros. Matriculamos em outra escola   Após quatro meses podemos notar o seu  desenvolvimento em todas as áreas. De fato, houve uma grande mudança.
            Educação inclusiva significa provisão de oportunidades eqüitativas a todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiências severas, para que recebam serviços educacionais eficazes, com os necessários serviços suplementares de auxílios e apoios, em classes adequadas à idade em escolas da vizinhança, a fim de prepará-los para uma vida produtiva como membros plenos da sociedade."
"Educação inclusiva é uma atitude de aceitação das diferenças, não uma simples colocação em salas de aula."
(Fonte: Leituras sobre inclusão. Adaptado pelo Projeto Estadual de Mudança de Sistemas para a Educação Inclusiva da Louisiana, fev. 1995.)
           




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