sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ambientes de Aprendizagem




 
Qual a diferença básica entre a aprendizagem da criança na família e na escola?
 Sabemos que, o processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Por isso, a situação de aprendizagem envolve a compreensão do contexto em que a criança está inserida, como as pessoas que estão relacionando, as condições de espaço físico e os objetos que estão nesse espaço, alem do modo de vida, idéias e os valores das pessoas. Nas situações que ocorrem a aprendizagem, são desenvolvidas formas de aprender que influenciarão a aprendizagem futura, influenciando-a até a vida futura.    
Quando observamos a aprendizagem da criança, percebemos que a família tem um papel fundamental nesse processo, pois é onde acontecem os primeiros contatos do bebê com o mundo externo, com as sensações, as emoções e a linguagem. A linguagem é uma das aprendizagens infantis que está basicamente relacionado ao ambiente familiar, pois é construído durante o seu desenvolvimento desde o início de sua vida. E durante os seus primeiros anos de vida, a criança aprende habilidades que serão importantes por toda a vida, tais como, andar, comer, comunicar-se, desenvolver seus sentimentos, dentre outras habilidades. Por isso, a aprendizagem na família deve ser verdadeira e ocorrer de forma prazerosa para todos, havendo interação, na qual exista comunicação de sentimentos e idéias para que possa estimular a aprendizagem. Entende-se então, que quando esse processo ocorre de forma adequada, a aprendizagem acontece de forma equilibrada.
A diferença da aprendizagem na família e na escola, é que a aprendizagem escolar ocorre de forma sistematizada por meio de vários métodos e ambientes, oferecidos pela mesma, é uma aprendizagem formal ou acadêmica, distinguindo-se da aprendizagem na família, que acontece de forma informal. Na escola a criança aprende a ler, escrever, aprende a exercitar valores nas suas ações diárias, moral, ética, cidadania. Eles têm que vivenciar, principalmente através dos exemplos das atitudes praticadas pelos que os cercam. Sabendo que para viver em sociedade é preciso cumprir regras. Elas existem justamente para serem cumpridas e não para serem violadas. Por isso o maior desafio da escola é proporcionar um ensino e uma formação de qualidade que possibilitem o desenvolvimento pleno das pessoas envolvidas nas mais variadas situações que ali são vivenciadas.
A escola é fundamental, para o aprendizado, é à base da nossa vida, tanto profissional como social. Através dela é que a gente adquire conhecimentos científicos, é o lugar de formação da educação e tem o papel de formar alunos capazes de pensar e ter autonomia para tomar decisões, desenvolvendo crianças que se tornem cidadãos críticos e criativos.
            A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade. Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos.

Um comentário:

  1. Irmã Sirley, paz. Excelente comentário... Concordo que "A família e a escola formam uma equipe".

    Att.,
    http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

    Profº Netto, F.A.

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