sábado, 9 de outubro de 2010

O Espaço pedagógico da Instituição Educacional

A organização do tempo e do espaço escolar, a importância para a formação dos sujeitos e para a reflexão da prática educativa.
Entrevista feita a duas crianças
As duas crianças possuem rotinas semelhantes?
- Em quais aspectos as semelhanças ou diferenças se evidenciam?
- A organização do tempo e do espaço a que são submetida  irá interferir na sua informação enquanto sujeito?
-de que forma?
- O tipo de rotina a que são submetidas dá a possibilidade  de formação de sujeitos reflexivos atuantes  e mais autônomos  ou submissos e obedientes? Por quê?
         A entrevista foi realizada com duas crianças maravilhosas, uma delas por sinal é meu filho; Ludwig e a outra é sua colega de sala, Isabela.
Ao questioná-los sobre a rotina escolar eles rapidamente pegaram o papel e um lápis e começaram a descrever com alegria e entusiasmo o que fazem diariamente na escola.
Sabe-se que a rotina na educação infantil é um aspecto importante para a formação da criança, pois a seqüência de atividades, visa a organização do tempo e do espaço que a criança utiliza na escola.
 A rotina escolar pode ser rica, alegre e prazerosa, situações favoráveis para a execução diária do projeto político-pedagógico na Instituição de Educação Infantil. É na escola que a criança aprende brincando. A brincadeira é, para a criança, a mais valiosa oportunidade de aprender e conviver com as diferenças; compartilhar idéias e saberes, ao mesmo tempo em que, supera o egocentrismo, alicerça a autonomia e desenvolve as bases da sua personalidade, tornando-se cada vez mais apta para viverem em uma sociedade mais justa e digna.
Uma das maiores dádivas que se encontra no ambiente escolar é a possibilidade que a criança tem de brincar, interagir, aprender e, sobretudo se desenvolver como ser humano, uma vez que, quanto mais se divide o conhecimento, mais  a criança cresce e aprende novos conteúdos.
Observa-se que as duas crianças possuem rotinas semelhantes, no entanto, detalhes como estimular a responsabilidade e a liderança é mais explorada na proposta metodológica aplicada na aluna Isabela. 
A Isabela destacou que diariamente a professora realiza o recrutamento de um aluno que se tornará o seu ajudante. Conseqüentemente esse aluno recebe um crachá identificando a sua função e durante todo o dia terá a responsabilidade de apoiar a professora em todas as atividades propostas. Essa idéia dá a oportunidade do aluno desenvolver atividade diferenciada, trabalha as múltiplas inteligências, estimula a auto-estima e destaca a importância de aprender a liderar ao mesmo tempo em que se aprende a ser obediente e submisso a ordens.
As duas crianças entrevistadas afirmaram que a rotina seguida diariamente não as cansa. A chegada na escola, o encontro com os colegas, as brincadeiras, o lanche, as atividades pedagógicas e a dedicação das professoras, se tornam momentos mágicos e extremamente esperados por todos. É esse ambiente motivacional, que impacta de forma positiva o processo de desenvolvimento físico, intelectual e social das crianças, que tem o privilégio de estarem inseridas nesse contexto.  
 Fiquei assim... ooooooooooooo
Realizando esta atividade..hi,hi,hiiiiiii



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário