Os diferentes períodos evolutivos são a infância, adolescência, idade adulta e senilidade. A adolescência um período em que ocorre as descobertas existenciais, onde o processo educativo é gerador de reações positivas ou contrarias, pois o aluno esta a busca de algo que não somente preencha as suas expectativas, mas também seja atraente e lhe condicione para o sucesso na sua vida acadêmica, emocional, familiar e social. Pois possuí uma necessidade intensa de valorização e reconhecimento.
O período da idade adulta no âmbito da educação é estável pois já tem definido os seus objetivos, tendo as decisões para sua vida profissional já constituída, sendo a formação acadêmica uma necessidade urgente para o seu desenvolvimento profissional e valorização pessoal, por ter definido o que quer vir a ser ou qual posição quer exercer, direciona as suas buscas para uma área especifica com o intuito de uma formação que lhe faculte um melhor reconhecimento na sua vida profissional e social.
A senilidade é um período onde as etapas de sua existência já foram percorridos, onde supõe-se que já tem constatado todas as suas experiencias alcançadas no âmbito acadêmico e profissional, porem enquanto a existência, existem limites a serem superados, surgindo assim novos rumos. Portanto este período é o momento de prosseguir e não estacionar, é preciso entusiasmo para visualizar novas etapas e gerar momentos de aglutinamento de informações e aprendizado para uma reciclagem.
A infância no período inícial o que se relaciona a sua existência futura, é o momento da base geradora de uma educação e formação intelectual que se ampliara a cada período em conseqüência da base feita. Por isso se faz necessário uma dedicação intensa por parte do educador para os resultados do educando, proporcionando uma educação que desperte a sua criatividade afim de ser aflorado os seus talentos, para que a formação venha produzir resultados que proporcionem rumos a serem seguidos para a aplicação do ensino, afim de despertar na criança um constante interesse pela escola. É preciso que a criança seja considerada pelas outros períodos evolutivos, havendo uma oportunidade de interação entre as gerações para nutrir um sentimento de valorização na criança que o conduza a busca do conhecimento. Estas iniciativas de apoio e relacionamento aberto familiar, social e escolar; serão produtores de uma conscientização na criança da importância de valorizar aos momentos que lhe acrescem experiências, descobertas e conhecimentos; capazes de lhe tornar ainda mais valorizado para com todas as faixas etárias que lhe circundeiam. A criança na atualidade tem a escola e a sociedade adaptada para lhe proporcionar novos horizontes, a familia esta conquistando novos espaços, os relacionamentos estão sendo anpliados e revitalizados, tornando a criança não mais exclusa do anbiente das decisões, mas lhe proporcionando a participação, possuindo direitos e deveres; que lhe encaminharão como ser humano a busca de um desenvolvimento e reconhecimento.
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