quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Escola democrática uma conversa sobre o panorama histórico e social das décadas de 80 e 90 do séc. XX


O trabalho pedagógico pode auxiliar na construção de uma escola democrática:


Evidentemente, pois ela estimula o aprendizado, socializa a base escolar trazendo compreensão de uns para com os outros independentes da posição social. De que forma? Um aluno carente da sociedade é mais bem compreendido por esta socialização dissipando barreiras que o impeça de prosseguir e prosperar nos estudos. “A educação escolar enquanto prática  social, relevante,  capaz de oportunizar as construções  de relações mais democráticas  tem lugar de destaque na pauta  das discussões desse período  nesse período  segundo Oliveira (1992), nos anos 80 o País enfrentava  uma grave exclusão  social e escolar”.
As escolas estão passando por um processo de mudança política e pedagógica, mas existem muitas resistências por parte de professores com formação nos anos 70 e 80 período do regime militar, e que não aceitam mudar a sua forma de ensinar, e isso vem dificultando a implementação das políticas educacionais.Se pudéssemos aposentar esses professores com antecedência as escolas com certeza melhorariam a qualidade de ensino.
            Sem essa democracia a escola não conseguia ver essas desigualdades sociais; havendo uma compreensão melhor quanto a essas necessidades de melhoria, de compreensão, essa forma democrática de uma política sadia  participativa na consumação do aprendizado.
Uma escola democrática  baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação iguais para todos; estudantes, funcionários, professores, diretores, secretários. Todos fazem parte de uma equipe forte e que tem objetivos em comum.  Esses ambientes de ensino colocam as vozes da juventude como os atores centrais do processo educacional, ao engajar estudantes em cada aspecto das operações da escola, incluindo aprendizagem, ensino e liderança. Os adultos participam do processo educacional facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes.
Organizar o trabalho pedagógico na escola não é uma tarefa fácil é algo abrangente, requer uma formação de boa qualidade além de exigir do gestor um trabalho coletivo que busque incessantemente a autonomia, liberdade, emancipação e a  participação na construção do projeto político-pedagógico. Numa gestão democrática, o gestor precisará saber como trabalhar os conflitos e desencontros deverá ter competência para buscar novas alternativas e que as mesmas atendas aos interesses da comunidade escolar, deverá compreender que a qualidade da escola dependerá da participação ativa de todos membros, respeitando  individualidade  cada um e buscando nos conhecimentos individuais novas fontes de enriquecer o trabalho coletivo, pois Cada cabeça, uma mente, cada mente uma visão, cada visão um parecer. (Sirley Lemos).
A organização do trabalho pedagógico é uma estratégia educacional para democratizar o processo ensino-aprendizagem, então é de suma relevância para um gestor complementar  novas formas de administrar em que a comunicação e o diálogo estejam inseridos na prática pedagógica  do docente. Cabe ao gestor assumir a liderança deste processo com competência técnica e política.
         Ao assumir esse papel o gestor deve, necessariamente buscar a articulação dos diferentes atores em torno de uma educação de qualidade, o que implica uma liderança democrática, capaz de interagir com todos os segmentos da comunidade escolar. A liderança do gestor requer uma  formação pedagógica crítica e autônoma dos ideais neoliberais. Nesse sentido, o objetivo  é construir uma verdadeira educação com sensibilidade e também com destrezas para que se possa obter o máximo de contribuição e participação dos membros da comunidade. Conforme Libâneo (2001,p.102
A participação é o principal meio de assegurar a   gestão democrática da escola, possibilitando o   envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Além disso, proporcionar um melhor conhecimento dos objetivos e metas, da estrutura organizacional e de sua dinâmica das relações da escola com a comunidade, e favorece uma aproximação maior entre professores, alunos e pais. Sendo assim  haverá um trabalho pedagógico de qualidade vivenciando uma  verdadeira  construção democrática. 

      



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