quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MUDANÇAS... PARE, PENSE E REFLITA COMIGO

PARE, PENSE E REFLITA COMIGO e  vamos lembrar de uma parábola do livro " A Máquina das Crianças”:

            “Imagine um grupo de viajantes do tempo de um século anterior, entre eles um grupo de cirurgiões e outro de professores, cada qual ansioso para ver o quanto as coisas mudaram em sua profissão, a cem anos ou mais no futuro.
           
            Imagine o espanto de os cirurgiões entrando numa sala de operações de um hospital moderno. Embora pudessem entender que algum tipo de operação estava ocorrendo e pudessem até mesmo ser capazes de adivinhar o órgão alvo, na maioria dos casos seriam incapazes de imaginar o que o cirurgião estava tentando fazer ou qual a finalidade dos muitos aparelhos estranhos que ele e sua equipe cirúrgica estavam utilizando.

Os rituais de anti-sepsia e anestesia, os aparelhos eletrônicos com seus sinais de alarme e orientação e até mesmo as intensas luzes, tão familiares às platéias de televisão, seriam completamente estranhos para eles.

            Os professores viajantes do tempo responderiam de uma forma muito diferente a uma sala de aula moderna. Eles poderiam sentir-se intrigados com relação a alguns poucos objetos estranhos.

            Poderiam perceber que algumas técnicas-padrão mudaram e provavelmente discordariam entre si quanto a se as mudanças que observaram foram para melhor ou para pior -, mas perceberiam plenamente a finalidade da maior parte do que se estava tentando fazer e poderiam, com bastante facilidade, assumir a classe”.
                                                                                  (Seymour Papert)

Mas porque em meio a tantas mudanças no mundo não presenciamos mudanças tão significativas em nossas escolas ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário