segunda-feira, 4 de julho de 2011

O JOGO E A CRIANÇA UMA PARCERIA IMPLACÁVEL

 “Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo”. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
(Carlos Drummond de Andrade)
Brincar faz parte da vida infantil e implica numa relação social, cognitiva e afetiva.  Desenvolve as potencialidades da criança, além de ser um instrumento para aprender a lidar com as emoções, equilibrar as tensões, desenvolver a coordenação motora e a atenção auxiliando na construção da individualidade e personalidade. A escola tem a responsabilidade de satisfazer os interesses e necessidades do aluno e por isso é imprescindível que permita que a criança brinque.
O importante é o processo da criança, o seu pensamento, os seus sentimentos, as suas percepções, suas reações ao seu ambiente. O professor tem o papel de criar situações estimulantes para um desenvolvimento criativo, tendo em vista que cada criança revela seus interesses, sua capacidade, seus recursos, e seu envolvimento na brincadeira.
“Uma criança que domina o mundo que a  cerca é a criança que se esforça para agir neste mundo. Para tanto, utiliza, objetos substituto aos quais confere significados diferentes daqueles que normalmente possuem. O brinquedo simbólico, o pensamento está separado dos objetos e ação surge das idéias e não das coisas”.
Vigotsky,1999.
É na magia do brinquedo que a criança desenvolve a autoestima, a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade. É brincando que a criança tem a brilhante oportunidade de usar a sua imaginação para criar o que dar prazer.
E seja qual for a sua criação é algo inédito e de grande valor; que seja na criação de objetos feito de sucatas ou através de imagens apresentadas nos desenhos, pinturas e coreografias que representam ritmos e melodias. Enfim, experimenta e reinventa, analisa, compara e cria. As brincadeiras mudam à medida que as crianças crescem, através das brincadeiras começam a compreender como as coisas funcionam. Brincar é viver.
O jogo é fundamental para que sejam alcançadas a atuação e a concentração. É um dos métodos comprovadamente eficaz para o desenvolvimento social, afetivo intelectual, emocional, físico e cognitivo da criança. E é através dele que a pedagogia se justapõe ao lúdico, ou seja, o jogo passa ser visto como algo sério, e não apenas o instrumento que as crianças utilizam para se divertir e ocupar seu tempo, mas, é um objeto capaz de educá-las. Brincar é tão importante quanto a nutrição, saúde,  habitação e  educação. Piaget em suas preditas ele mencionou que a criança cresce brincando. Perda de tempo é deixar de brincar.
A criança é condicionada de acordo com o contexto que ela vive.. O que importa é que a criança brinque, e experimente os mais variados tipos de brincadeiras ou jogos, sem preconceitos culturais. Pois, facilmente ela contextualiza porque esta inerente à capacidade de criar brincando. Há  brinquedos que são universalmente aceitos, não importando muito o material de que são feitos o tamanho ou mesmo a idade e o sexo da criança
Para Bettelheim pela brincadeira a criança expressa o que teria dificuldades de colocar em palavras e sua escolha é motivada por processos íntimos, brincar é sua linguagem secreta.
Os jogos são de suma importância para a aprendizagem porque despertam emoções, afetividades, sentimentos e estimula a inteligência e ao longo do tempo servirão para moldar o caráter da criança. Jogar proporciona a criança  situações que favorecem  as relações interpessoais o auto-controle  e determinação no  sentido  de querer aprender e alcançar resultados. Apesar de seus conceitos relevantes a aprendizagem, os jogos não são visto como fato essencial para alguns profissionais e famílias, que por falta de conhecimento ou cultura, vêem os jogos apenas como lazer distração ou até mesmo como passa tempo e não sabem que quando a criança brinca, ela cresce.
A convivência com outras pessoas que seja Interação entre alunos e professores, a ajuda mútua, as discussões, diálogos, dúvidas expostas, brinquedos e brincadeiras são estes e outros fatores fundamentais para o desenvolvimento da criança.
Brincar faz parte da vida infantil e implica numa relação social, cognitiva e afetiva.  Desenvolve as potencialidades da criança, além de ser um instrumento para aprender a lidar com as emoções, equilibrar as tensões, desenvolver a coordenação motora e a atenção auxiliando na construção da individualidade e personalidade.  
Para Bettelheim pela brincadeira a criança expressa o que teria dificuldades de colocar em palavras e sua escolha é motivada por processos íntimos, pois, brincar é sua linguagem secreta.
         Cada criança tem seu mundo e seu espaço, mas, porem, é condicionado de acordo com o contexto que ela vive. O que importa é que a criança brinque, e experimente os mais variados tipos de brincadeiras ou jogos, sem preconceitos culturais. Pois, facilmente ela contextualiza porque esta inerente à capacidade de criar brincando. Há brinquedos que são universalmente aceitos, não importando muito o material de que são feitos o tamanho ou mesmo a idade e o sexo da criança, o importante mesmo é brincar, pois as brincadeiras fazem parte da vida, do crescimento e desenvolvimento infantil. O homem é resultado do que foi na infância, se viveu uma infância feliz onde teve a oportunidade de ser criança provavelmente será um homem equilibrado e bem sucedido na vida.


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