A Literatura Infantil, utilizada de modo adequado, é um instrumento de suma importância na construção do conhecimento do educando, fazendo com que ele desperte para o mundo da leitura não só como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma atividade prazerosa.
Segundo Pires (2000):
Na Educação Infantil as crianças recebem informações sobre a escrita quando: brincam com a sonoridade das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos; manuseiam todo tipo de material escrito, como revistas, gibis, livros, fascículos etc.; e o professor lê para a turma e serve de escriba na produção de textos coletivos.
A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão.
A pessoa que ler cresce e é sábio por continuar humilde, pois este acredita que tem muito que aprender, ele tira lições de vida através do assobio de um pássaro pela manhã, e através do choro ou sorriso de uma criança. Tudo que acontece no seu dia, valeu a pena! Soube conduzir cada situação, por ser uma pessoa esclarecida.
A leitura é uma fonte inesgotável, é lá que encontramos a bagagem pra vida que se chama sucesso. Não basta ser rico, pois tudo que adquirimos, pode perder simplesmente vira cinza, posso ser roubada a qualquer momento, mas as experiências, os saberes recebidos através das leituras e outros... Isto ninguém toma! É algo nosso e intransferível, portanto, a literatura trás uma riqueza profunda, aqueles que leem por prazer e paixão, são aqueles que não têm pressa, querem saber o final, mas começa no inicio. Sem ctrl c ctri v. ler e tira suas conclusões a partir de uma boa interpretação de texto.
Portanto, a criança deverá receber incentivo pela leitura através de bons exemplos. E principalmente através das leituras feitas para elas, mesmo quando pensamos, é tão pequena! Não entende quase nada, pelo contrário, a criança recebe mais do que imaginamos, mas qualquer coisa que possa entender já valeu a pena! Certamente em um futuro bem próximo terá o prazer de ser alfabetizada e conseguintemente fará suas próprias leituras e com muito prazer! Saberá que valeu a apena a insistência e persistência de cada educador e professor que passou por sua vida durante este processo.
Oxalá se as nossas bibliotecas estivessem lotadas por leitores, certamente teríamos um mundo mais justo e digno de se viver, por falta de incentivo nesta área muitos estão perdidos, vagando de um lado e outro, e por falta de opção principalmente oportunidade estão seguindo um caminho que eles julgam serem o mais fácil, que são as drogas e a criminalidade. O futuro de nossas crianças depende de nós como mães, pais e professores.
A literatura oferece ao leitor dois caminhos: O caminho do sucesso ou do fracasso, e a definição destes dois caminhos estão bem claros. A maioria irá optar pelo caminho do sucesso. Caminho este que não aponta de imediata riqueza, mas valores, caráter e dignidade. Em qualquer profissão. O caminho do fracasso aparentemente aponta riqueza, mas também deixa claro dor e sofrimento.
A literatura trás a sociedade desenvolvimento, mas nem sempre aponta sucesso depende do que ler, se temos lidos bons livros cresceremos pra nós e para sociedade.
Leitura de mundo é tudo aquilo que tem significado para o indivíduo.
São os olhares, os cheiros, os toques, os gostos, os saberes que temos e acumulamos na nossa vivência diária. .É aquilo que está intrínseco em nós mesmos. Nossa linguagem, aquilo que somos nossas representações e símbolos, nosso conhecimento historicamente acumulado vinculado à nossas opiniões pessoais. É através da leitura de mundo que vamos apreender a leitura da palavra. É que vamos criar nossas percepções e construindo as relações que levam ao aprendizado. A leitura da palavra só ganha significado e significância se ela vier intrinsicamente apreendida com a leitura de mundo do educando e socializada com o coletivo da turma, para que vivenciada as diferenças, aconteçam as internalizações e acomodação da aprendizagem, propriamente dita por:
Paulo Freire
São os olhares, os cheiros, os toques, os gostos, os saberes que temos e acumulamos na nossa vivência diária. .É aquilo que está intrínseco em nós mesmos. Nossa linguagem, aquilo que somos nossas representações e símbolos, nosso conhecimento historicamente acumulado vinculado à nossas opiniões pessoais. É através da leitura de mundo que vamos apreender a leitura da palavra. É que vamos criar nossas percepções e construindo as relações que levam ao aprendizado. A leitura da palavra só ganha significado e significância se ela vier intrinsicamente apreendida com a leitura de mundo do educando e socializada com o coletivo da turma, para que vivenciada as diferenças, aconteçam as internalizações e acomodação da aprendizagem, propriamente dita por:
Paulo Freire
Os professores deverão trazer em seu cunho o mundo das letras e apresentar as nossas crianças com mais prazer, amor, dedicação, e vibrar com muita alegria quando ver um, dois, ou três...de seus alunos alfabetizados, como se fosse um milagre!!! Não como algo comum, normal, mas como algo fantástico, ver uma criança lendo com os seus próprios olhos, e ensinar com muito mais garra aqueles que ainda não conseguiram. Pois uma criança que ler, tem muito mais facilidade para criar e recriar suas ideias e fazer acontecer. Quero deixar aqui o meu comentário após ter assistido o filme de Anne Sullivan, é emocionante e incentivador.
O Milagre de Anne Sullivan
Fiquei emocionada com a dedicação de Annie, domesticar e alfabetizar uma criança onde não havia esperança de mudança. Era apenas uma prisioneira de um mundo onde a escuridão e o silêncio dominavam todo a seu ser, onde o significante inexistia enquanto tal, onde a precariedade das simbolizações comprometia radicalmente a sua condição de sujeito. O caminho que Annie tomou para conseguir fazer a menina relacionar uma palavra soletrada em sua mão, através do tato, com o objeto em si. Esta foi uma excelente ideia. Mesmo sabendo que não seria fácil, pois gigantes obstáculos encontrariam pelo caminho, mas não desistiu! Mesmo sem apoio de alguém que pudesse auxiliá-la, permaneceu firme em seu propósito. Annie dedicou e persistiu na luta por fazer Helen abrir os olhos da alma para poder enxergar a vida com mais clareza e poder entendê-la.
Achei a cena emocionante, quando Helen consegue finalmente compreender que aqueles movimentos em sua mão, que soletram W-A-T-E-R (água) era aquele líquido que ela tão bem conhecia, Ali estava à chave para solucionar o problema. Finalmente Helen teve a grande descoberta: que todas as coisas têm o nome e significado. A vida para Hellen começou a ter sentido. Portanto ai esta a resposta: Vale a pena lutar mesmo quando tudo parece perdido. Anne Sullivan não tinha nada que demonstrasse ser capaz de provocar tamanha mudança na vida de alguém como aconteceu com Helen.
Olhando para a sua história uma portadora de deficiência visual grave, que desde muito cedo passou por provações terríveis. Mas foi altamente preparada pela vida para suportar qualquer desafio. Trazia consigo apenas experiência de uma vida sofrida, e determinação para vencer os obstáculos que viessem a frente para impedir que os seus objetivos que eram desafiadores fossem alcançados.
O seu desejo era alfabetizar Hellen, uma garota cega e surda, mas como? Não tinha uma sala de aula preparada com todos os equipamentos possíveis, não tinha uma auxiliar. Estava simplesmente sozinha. Mas, por ser uma pessoa determinada venceu tudo e todos para atingir os seus objetivos. O resultado desse trabalho, que desafiou todos os conceitos e preconceitos da época, é que Helen não apenas aprende a “falar”, mas, a partir daí significa e subjetiva toda sua vida, tornando-se uma escritora. A leitura é algo fantástico! Hellen mesmo sem enxergar, sem ouvir e sem falar. Enxergou a luz através da leitura. E começou de fato a viver.
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