“É no brincar, e talvez apenas no brincar,
que a criança ou adulto fruem sua liberdade de criação.”
(Winnicott, D. W., 1975)”.
Todas as crianças são crianças, mas nem todas vivem como crianças, pois, ser criança é brincar, pular, saltar, sorrir, cantar, gritar, chorar, fazer caretas, sorrir, assustar, sonhar. Ser criança é não ter maldade, ver no olhar do adulto; proteção, segurança e principalmente amor, é levar uma correção do adulto e não guardar magoa, continuar sorrindo, tagarelando, com toda sua humildade e simplicidade, é ver com admiração e orgulho o gesto nobre de uma formiga ajudando as outras prepararem o seu ninho, ser criança é não ver o perigo ao soltar pipa ao céu e vê-lo voando.
Este e tantos outros acidentes acontecem com crianças porque querem viver como criança é um direito que lhes assistem, mas acaba perdendo a vida. Pelo simples fato de querer viver como criança. E muitas vezes este direito é podado por falta de liberdade e espaço.
Enquanto brinca, aprende: quando corre atrás de uma bola, empina uma pipa, rola pelo chão, pula corda, está explorando o espaço à sua volta e vivenciando a passagem do tempo (ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 197...).
Criança que brinca é naturalmente criança saudável, não importa se é pobre, rica, branca, negra, mulata, especial, enfim... todas são crianças e tem um desejo insaciável em comum BRINCAR. Não importa se é um brinquedo caro, barato, ou zero custo, pra elas o seu brinquedo não tem preço é algo mágico, é o seu brinquedo!
Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo.
É triste ter meninos sem escola,
mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar,
com exercícios estéreis,
sem valor para a formação humana.
(CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)
Há algum tempo atrás uma senhora chegou chorando ao hospital com sua filhinha de seis anos nos braços, a criança estava super anêmica, o medico perguntou como é o cotidiano da sua filha. Ela respondeu: Dr. Eu não entendo, porque minha filha esta assim, eu não deixo ela brincar no chão por causa dos micróbios, moro em apartamento, então eu protejo o maximo que posso, o médico respondeu, a sua filha pra ser uma criança saudável, tem que brincar, esta em contato com a terra, com as pessoas, com os colegas, ela tem que se sujar. Lembro da propaganda do sabão em pó OMO, porque sujar faz bem. Realmente criança feliz e saudável é aquela que rola no chão, brinca de pingue pongue, pula corda, amarelinho, chega em casa com a boca suja de manga, as mãos e o o resto sujo de terra, vai ao banheiro e toma aquele banho, huhuhu! Que saudades de ser criança! Hoje as crianças sofrem, por falta de espaço, de liberdade, de brinquedos saudáveis, e principalmente falta de segurança, hoje temos praças modernas mas, porem, vazia, andávamos nos campos descalços, descamisados apenas com uma simples bola e algumas amigas e amigos ali jogávamos queimada e outros jogos éramos felizes e soltos pra vida.
Um brinquedo...
O que é um brinquedo?
Duas ou três partes de plástico, de lata...
Uma matéria fria
Sem alegria
Sem história...
Mas não é isso, não é filho!
Porque você lhe dá vida
Você faz ele voar, viajar...
(TOQUINHO, 1987).
O brinquedo ideal não se encontra apenas nos megas shopping, ou na venda do visinho, ele pode nascer na imaginação da criança e ser construído pelas suas singelas mãos.
As vezes as crianças nos surpreendem com o seu jeito de ser e viver, hoje 26 de junho/2011, por alguns momentos deixei duas crianças sozinha no apartamento, e fui ao meu trabalho que fica em frente, tão perto que achei normal deixar duas crianças de 08 anos brincando, minha filha Martha e sua colega Amanda, moro no térreo, temos uma pequena área de serviço, e um muro não muito alto, elas duas bricando de pique esconde deixou sem querer uma moeda cair do outro lado do muro, então a Martha advertiu Amanda a não pular o muro, mas não deu atenção, simplesmente pulou e lá ficou presa por alguns minutos e minha filha por amizade e solidariedade também resolveu pular ficando as duas sem poder sair, pois ali é uma garagem, e ficaram esperando alguém entrar, até que por fim alguém entrou com o carro e as tiraram dali com raiva, com receio delas terem aranhado os carros que ali estavam, mas o que mais me chamou atenção foi a ingenuidade da Martha em pular e fazer companhia a sua amiga, sem se importar com as consequências, deixando falar Mais forte o laço de amizade que há entre elas.
SAIBASaiba!
Todo mundo foi neném
Einstein, Freud e Platão, também
Hitler, Bush e Saddam Hussein...
http://letras.terra.com.br/adrianacalcanhoto/
Esta musica retrata a realidade da vida, todos tiveram a oportunidade de ser criança, mas nem todos tiveram o privilegio de viver como criança, pois cada criança é diferente da outra, cada uma tem seu mundo, suas característica e suas personalidades, seu berço, sua família, principalmente seu pai e sua mãe. A origem de cada criança responde por se só a sua personalidade, ou seja se a criança nasceu em um ambiente pesado onde não há harmonia, amor, união, carinho, os brinquedos e as brincadeiras para estas crianças não tem muito sentido, serve apenas como paliativo, supre apenas aquele curto momento. Quem sabe apenas enquanto esteja na escola no curso período do recreio, chega em casa, bate aquele sentimento horrível “melhor esta na escola do que em casa”. Embora que todos nós temos o livre arbítrio para escolhermos a caminho a percorrer, mas, sabemos que não é fácil quando existe um histórico negativo. Mas não é impossível reverter o quadro. Nos como educadores, temos a preciosa oportunidade de fazer a diferença na vida de tantas crianças, antes de passar o b aba, passar amor, carinho, compreensão, atenção, respeito, e um ombro amigo onde ela se sinta protegida e amada, ela sai dali levando pra casa esperança de dias melhores, e de um futuro promissor.
É triste ter meninos sem escola,
mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar,
com exercícios estéreis,
sem valor para a formação humana.
(CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
A professora trás em seu punho a responsabilidade de injetar em seus alunos um sangue novo, através do seu desempenho em sala de aula. Mas para que isto aconrteça é preciso dedicação, tempo e persistência, não basta tão somente entrar em sala de aula ditar as regras sem troca de olhares, e no final tchau! É preciso investimento, in dependente do salario, faz porque ama, e não pelo que recebe, Acredito que ser médico é uma responsabilidade muito grande, esta lidando com vida, ser professora também é uma grande responsabilidade por esta lidando com a essência da vida, que é o sentimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário