sexta-feira, 8 de julho de 2011

LEITURA, UM ALIMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

A leitura é a principal ferramenta para que haja um desenvolvimento eficaz em toda faixa etária principalmente para classe infantil, é lá que a criança tem um real encontro com o mundo marginário e imaginário, é lá que ela cresce e desenvolve-se. A criança começa a pensar, a criar e recriar através de cada leitura feita, mas, porem, é preciso gostar de ler. Sentir prazer pela leitura para enjerir satisfatoriamente o conteúdo apresentado, mesmo que seja para  uma analise crítica construtiva ou destrutiva.   Este gosto pela leitura é algo fantástico, começa através do incentivo dos pais e principalmente através dos educadores e professores, é fundamental ensinar esta prática através da prática, ou seja, o professor sendo um bom leitor apaixonado pela leitura automaticamente este desejo alcançará as crianças que estão á sua volta. Pois, as nossas atitudes tem força maior que as nossas palavras.
Dentro da perspectiva freiriana, a leitura da realidade precede a leitura da palavra. Aprendemos a ler o mundo antes mesmo de decodificar os sinais gráficos das letras. Assim, ler o mundo é tão importante quanto ler a palavra, pois um não está dissociado do outro. São dois momentos que se comunicam no ato de pensar, pois existe uma relação mútua entre a leitura do mundo e a leitura da palavra, entre a linguagem e a realidade, entre o texto e o contexto (FREIRE, 1994).
Podemos afirmar com todas as letras que somos  o que lemos. Homens e mulheres que se destacaram na vida, fizeram história, deixaram um legado, praticamente foram pessoas que leram e releram, mesmo na idade da pedra, quando não existiam letras, parece um paradoxo, mas estas pessoas aprenderam a pensar a enxergar através de suas lentes ofuscadas um futuro melhor. Hoje vivendo na modernidade onde a tecnologia inteligente se faz presente. Basta um clique para obtermos a resposta em uma só palavra. Com tudo isto o livro ainda é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento intectual do homem.  Mesmo quando observamos a pequena quantidade de leitores assíduos em nossas bibliotecas, leitores que transportaram para o outro lado da porta, onde ali encontra um laboratório informático e normalmente cadeiras ocupadas por internautas, alunos que apressadamente encontra respostas para os seus por quês, mais prático e rápido! Contudo isto a literatura não morre, continua viva servindo inclusive e principalmente aqueles que leem, faz na maioria das vezes uma boa interpretação de texto e envia para  a internet.
Infelizmente o corre, corre da vida esta deixando certos valores que outrora priorizávamos, as nossas crianças estão crescendo assustadoramente, e precisamos estarmos preparados para levar um ensino  nutritivo ao seu intelecto. pois, o mundo ai fora esta com a sua cartilha do seu modo pronta para enjerir  aos indivíduos de cujas mentes vazias.
A leitura possibilita o conhecimento do eu, do outro e do mundo. Através da leitura é possível, também, obtermos o conhecimento de outras formas de vida, tempo e espaço e, consequentemente, adquirirmos uma cultura diferenciada. Sendo assim, só podemos atribuir importância e relevância às práticas de leitura quando o leitor é levado à condição de sujeito, trabalhando ativamente com seus pares na busca de compreensão de diferentes aspectos da realidade através dos textos. (FREIRE, 1994).
A realização dos nossos sonhos está além ou após muitas leituras feitas, pois, não basta um diploma na mão, ele por si só não significa nada, é preciso mente, cérebro pensante, conhecimento para que possamos progredir na vida,
Existe uma fileira enorme ai fora em busca de oportunidades, mas, as portas se abrem para aqueles que pagam o preço, lutam com persistência e perseverança em prol de um ideal, sem se importar com as barreiras que tendem a desanimar, pelo contrário cada desafio  a ser enfrentado mais força para vence-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário