quarta-feira, 2 de novembro de 2011

MATEMÁTICA, A DISCIPLINA QUE GERA O MUNDO E PREPARA O HOMEM PRA VIDA.



A matemática começou a engatinhar na Babilônia por volta do século IX e VIII AC., pois eles tinham uma álgebra e uma geometria, era o suficiente para as suas necessidades diárias, e não de uma ciência organizada.
Na Babilônia a matemática era cultivada entre os escrivas responsáveis pelos tesouros reais. Portanto podemos observar que a matemática se faz presente desde a Idade da Pedra, está intrinsicamente enraizada na projeção humana, em todo o desenvolvimento humano esta a matemática de uma forma firme e eficaz resolvendo os problemas numéricos. Apesar dela ser tão antiga, diariamente apresentam formulas novas e diferenciadas. Portanto é imprescindível que a criança desde pequena começa a mergulhar neste Universo de números no intuito de ir familiarizando. Este contato direto fará que tenha uma visão ampla, critica e curiosa pela matemática e principalmente terá prazer em estudar e pesquisar esta matéria tão ampla e que desperta tanto interesse e curiosidades. Pois ela não é uma matéria que inicia e termina na escola, ela começa e continua no cotidiano da vida. O homem pode viver isentando todas as outras disciplinas, inclusive esquecer a sua própria historia, mas dificilmente poderá desvincular completamente da matemática, pois em tudo o número se faz presente. No lar, trabalho, sociedade, politica, não há distinção entre cor, raça ou cultura enfim, ela é real como o nosso real.
O caminho torna-se mais curto quando a criança busca entender  de uma forma mais profunda quando se  gosta de fato, quando tem uma aversão é natural sentir dificuldade, achar quase que  impossível absorver tal assunto inserido na matemática. Então cabe o professor abraçar com muita responsabilidade este desafio de levar este assunto, portanto  é fundamental usar estratégias, para aperfeiçoar sua técnica de ensino, que venha  despertar na criança o desejo de estudar, é necessário o lúdico, o olhar, o toque, enfim, o estar presente, e levar esta disciplina com dinamismo, dedicação, seriedade  e perseverança de um resultado positivo. Pois, nas series iniciais do Ensino Fundamental o professor tem autonomia e dever ir deixando de trabalhar com materiais concretos partindo para  variadas  informações  que vai desde noções simples  a aprendizagem das operações  fundamentais  e a resolução  de problemas elementares.
 É fundamental transmitir sem deixar dúvida ter a certeza de que a criança voltará pra casa com  desejo de aprender ainda mais. A matemática é algo fantástico, quando a criança percebe que não é tão difícil, que está aprendendo, certamente terá desejo de dar logo o próximo passo, e provar pra si mesma e para os outros colegas que aprendeu, e sente prazer de ensinar pra o coleguinha do lado que ainda está com dúvida, então se sentirá feliz, por saber que é capaz, e quanto mais complexo o assunto maior interesse de abraçar este desafio com afinco e desvelo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário