Ser professor é professar a fé e a
certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...
Ser
professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o
outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser
professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...
http://www.bilibio.com.br/mensagem/377/Ser+professor+e.html
A ARTE DE SER PROFESSOR
Na sociedade atual, é muito comum pais e
mães trabalharem fora o dia todo; as famílias serem pequenas e as creches e
pré-escolas serem os principais locais de convivência da criança com outras
crianças e adultos.
Nessas circunstâncias, o papel do
professor é drasticamente ampliado. Ele tem a
maior possibilidade de promover a criança com os estímulos necessários
ao seu desenvolvimento.
Creio que a escola é o lugar, onde a
intervenção pedagógica internacional desencadeia o processo
ensino-aprendizagem, por que o professor tem o papel explícito de interferir no
processo, diferentemente de situações informais nas quais a criança aprende por
imersão em um ambiente cultural.
Portanto, nós educadores temos pois como
dever orientar o aprendizado no sentido de adiantar o desenvolvimento potencial
de uma criança, com a realidade.
Percebo que o fracasso na aprendizagem,
muitas vezes, também se encontra no próprio educandário. Pois a escola não é
atrativa, observando o modelo atual de ensino, ela remonta aos mesmos moldes
das gerações passadas.
Este modelo, em muitos casos, não é justo
por que ele agrega diferente da escola com dificuldade (pelo menos tenta). A
escola do pobre, muitas vezes, empurra e faz de conta que está tudo bem, apenas
com interesse nas classificações e nos dados, pouco se importando se estão
formando analfabetos funcionais ou coisas parecidas.
Acredito que a escola deve estimular,
fomentar, agregar, pois vários fatores contribuem para que a criança tenha
dificuldade de aprendizagem.
E para que a aprendizagem tenha uma boa
qualidade não precisa está somente ligada as cópias nos cadernos e ao excesso
de lições de casa, é necessário quebrar
a resistência destes alunos que estão retornando, fazendo com que a escala se
tome um espaço de confiança.
Precisamos ter sensibilidade para
trabalhar com este público, visto que trazem historio de fracassos na escola,
seja pelo sistema ou por outras “contingências”.
A boa notícia é que eu acredito, que é
possível mudar esse quadro, pois é essencial que o professor conheça seus
alunos e os respeitem. Os acordos incluem regras, direitos e limites que valem
para todos, inclusive para nós educadores, É importante também que dê vez aos
estudantes, ou seja, abra espaço para que eles expressem suas idéias e que
estas sejam ouvidas, pela classe ou pela escola.
A palavra de educador pode salvar mas
pode também destruir. Pode surgir caminhos, abrir sendas e substituir o
pragmatismo de uma vida que poderia constituir. Palavras de mestre são palavras
de vida.
Acredito portanto que a arte de que ser professor é mostrar que
ensinar é muito mais que uma missão ou um sacerdócio. É, acima de tudo, um
grande prazer.
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