quarta-feira, 16 de abril de 2014

DIAMANTE DE SANGUE


Título Original: Blood Diamond Gênero: Aventura Duração: 138 min. Ano: EUA - 2006
Distribuidora: Warner Bros.  Direção: Edward Zwick Roteiro: Charles Levitt


 No final da década de 90 este filme é produzido em Serra Leoa, no meio de uma tremenda guerra civil. Época em que a procura de diamantes era de suma importância das frentes revolucionárias, que usariam eles para “conseguir dinheiro para derrubar o governo opressor”. O filme Diamante de sangue exibe o vínculo entre um ex-mercenário do Zimbábwe. (DiCaprio) que contrabandeia diamantes para fora de Serra Leoa, quando o país estava  em guerra, e um pescador pobre (Djimon Hounsou).

1º Cena:  Sentir extremamente tocada ao assistir este filme Diamante de Sangue, episódios reais, de uma guerra,  gerando todas as consequências desastrosas: choro, pânico, dor, sangue, solidão e desespero. Afinal, guerra gera guerra.  Salomon Vandy (Djimon Houson) é arrancado de sua aldeia e separado brutamente de  sua família para trabalhar na procura de diamantes, mas de uma forma escravizada, até a hora que consegue achar um enorme diamante na lagoa e resolve escondê-lo, entre os dedos dos pés, coloca o diamante que pode mudar completamente  o seu caminho na vida. Mas infelizmente as gotas de sangue por causa deste diamante começam a derramar sobre a terra, alguém o avistou e tentou mata-lo, mas ele foi mais rápido e o feriu.   Do outro lado temos, Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-militar que começa ganhar a vida como traficante dessas pedras preciosas e, após cruzar o caminho de Salomon na prisão, então ele começa a desejar o diamante, como sendo uma grande oportunidade de conseguir ir embora da África, pois este era o seu maior desejo. Foi um momento chocante e assustador quando no inicio do filme crianças inclusive o filho de Djimon Hounsou sendo sequestrados, arrancados cruelmente da companhia de suas mães e irmãos por rebeldes e treinados para matar de uma forma fria e calculista. Só havia revolta, ódio e vingança. Estas crianças gritavam desesperadamente com um olhar inocente e inofensivo. No primeiro dia de treinamento um deles que foi escolhido para ser o comandante mirim filho de Dimon, foi submetido a cometer o primeiro crime com os olhos vendados e uma arma na mão começou a tirar contra a parede quando que de repente sem que ele perceba colocaram alguns homens para receber os tiros, este menino entrou em desespero quando viu um senhor morto por ele. Ficou em pânico, com o passar dos dias após vários treinamentos seguidos de morte, ele já estava acostumado e acomodado com aquela situação caótica. Juntamente com os outros garotos iam para as estradas armados prontos para matar. No final da noite e das atrocidades criminosas iam comemorar com jogos, bebidas e muitas gargalhadas.

2º Cena: O Filme Diamante de sangue apresenta um momento emocionante e inesquecível, Leonardo DiCaprio, resolve ajudar Dimon a encontrar o seu filho que estava nas mãos dos criminosos, em troca do diamante, pois o seu desejo de sair da África era tão grande que resolveu fazer este acordo tão arriscado, com o passar dos dias, das experiências nas matas, correndo de um lado e outro, se escondendo dos criminosos. A sensibilidade penetra em seu coração, pois começa a se preocupar de uma forma mais humana pela criança, ao ver as lagrimas e desespero do pai. Por fim, encontrou o garoto completamente estranho, tomado pelo ódio, vingança e frieza, foram difícil tirá-lo das mãos dos criminosos,  mas conseguiu! Por fim, foi ferido e antes da sua morte deu bons conselhos para Dimon, disse para ir procurar  a jornalista que o ajudaram quando estava com eles, que ela iria ajudar a encontrar o resto da sua família e  levar o caso (diamante de sangue)  a justiça. Para que as pessoas venham viver num mundo mais justo, sem sangue, sem violência, onde o respeito pelo próximo tornasse realidade.

Valores:  Este filme retrata momentos dolorosos, onde os valores são completamente invertidos; amor, solidariedade, união era uma linguagem desconhecida por aqueles que projetavam para suas vidas riquezas mesmo que o preço fosse o sangue daqueles que tentassem cruzar os seus caminhos. Fiquei extremamente emocionada, ao lembrar que quando eu estive em Zimbabwe no ano 2000-2004 encontrei um povo sofrido e ainda marcado pela guerra, traziam em seus olhos sede por vingança, nada calorosos com os estrangeiros e muito desconfiados, a ambição falava mais alto, ou seja, aproximava da gente com interesse de ganhar ou arrancar alguma coisa.  A busca frenética pelo poder e riqueza tem sido o alvo, de muitos que pensam apenas em se mesma, sem se importar com os fracassos alheios, ou com os que estão a sua volta e o resto do mundo, o egoísmo esta intrínseco   em suas  vidas, pessoas assim são capazes de aliar-se aos demônios para esta no topo das riquezas e prazeres que o mundo lhes oferece. Sem se importar com o derramamento de sangue de tantos inocentes que lutam pela sua sobrevivência.  A desigualdade social tem sido um dos fatores predominantes no mundo e em alguns países de uma forma mais trágica e dolorosa.  . "diamantes de conflito", os diamantes ilegalmente garimpados, cujos lucros compram armas e alimentam as guerras sem dó e sem piedade.

3.      Um olhar mais detalhado sobre a educação ou sobre a sala de aula.

Diamante de sangue é um filme voltado há uma cultura sofrida e oprimida em consequência da guerra e demais fatores incluindo a falta de oportunidades para vencer na vida, para este povo a educação é um grande desafio, é uma linguagem esquecida, a escola pra a maioria deles é a própria vida que diariamente trás lições de  dor e sofrimento. O filme trás a realidade de um povo sem cultura, quando os criminosos sequestraram as crianças, arrancada bravamente de suas mães, elas não estavam nas escolas estudando ou brincando, muitas estavam nas ruas; vendendo qualquer coisa, trabalhando como escravos, pedindo, ou até roubando. Com suas vestes maltrapilhas e sujas, outras estavam puxando a capulana, (vestes) de sua mãe.  Chorando com fome. Sensibilizei com o choro de Dimon, pois lamentou muito pelo seu filho, e o que ele mais dizia com muito orgulho é que o seu filho quando estava na escola, gostava muito de estudar, andava quilômetros a pé até chegar à escola, pois o seu maior desejo era ser doutor quando crescesse. É lamentável, saber que muitos sonhos foram destruídos na guerra. Afinal, sonhar é um direito de todos independentes da cultura, raça, cor, sexo, enfim, todos sonham, e merecem a realização de seus sonhos principalmente quando estes fazem parte da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário