terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Estrutura Educacional

Apesar de todo o caminho percorrido e dos avanços no sistema educacional. Infelizmente o nosso País ainda necessita de uma estruturação educacional, por exemplo: algumas regiões no Pará, Amazonas, Ceará, enfim, tantos outros Estados, existem cidadelas que está a km de distância de uma educação plausível, cujas escolas, estão vazias não de educandos, mas de bons educadores e gestores. Ainda é uma educação caracterizada pelo ato de depositar, transmitir valores e conhecimentos é chamado por Paulo Freire de “bancária”, e nesta bancária:
Bancária
·        O educador é o que educa
·        Os educandos, os que são educados.
·        O educador é o que sabe
·        Os educandos, os que não sabem.
·        O educador é o que pensa
·        Os educandos, os pensados.
·        O educador é o que diz a palavra
·        Os educandos, os que a escutam.
·        O educador é o que disciplina
·        Os educandos, os disciplinados.
·        O educador é o que opta e prescreve a sua opção
·        Os educandos, os que seguem a prescrição.
·        O educador é o que atua
·        Os educandos, os que têm a ilusão de que atuam na atuação do educador.
·        O educador escolhe o conteúdo programático
·        Os educandos jamais são ouvidos nesta escolha, acomodam-se a ele:
·        O educador identifica a autoridade do saber, com sua autoridade funcional, que se opõem antagonicamente a liberdade dos educandos;
·        Os educandos devem adaptar-se as determinações daquele.
·        O educador finalmente é o sujeito do processo.
·        Os educandos meios objetos
(FREIRE, 1970, p. 67)


Neste quadro Freire apresenta um paralelo entre o educador e o educando, compondo assim uma estrutura comparativa entre as duas realidades dentro desta perspectiva apontando os seus benefícios e resultados. 

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