domingo, 20 de janeiro de 2013

A IMPORTANCIA DO RCNEI, UM JEITO NOVO DE ATENDER AS NECESSIDADES DA CRIANÇA.


A RCNEI surgiu com um compromisso de desenvolver a educação infantil e fundamental nos apontando direções plausíveis para que possamos desenvolver um trabalho  com maior desenvoltura  e eficácia, atender de fato a necessidade de cada criança.  Pois, é através da aprendizagem que conseguimos desvendar caminhos diversos, que seria o conhecimento a luz da pesquisa.  A importância do RCNEI na Educação Infantil é muito importante, pois é uma forma de trabalhar com planejamento direcionado ao trabalho a ser realizado dentro de sala. 
O  RCNE nos orienta a forma de proporcionar um conteúdo programático em cada faixa etária, promovendo o enriquecimento da prática pedagógica. Por isso através dos livros pedagógicos fazemos planejamentos e executando práticas do nosso dia-a-dia, e para elaboramos o planejamento usamos através das observações e experiência vivenciada pratica elaborada na sala de aula, as ações vivenciadas pela criança na escola. A rotina da criança na escola são atividades realizadas todos os dias e servem para organizar o trabalho são práticas fundamentais para uma boa qualidade de serviço, as quais são para satisfazer a necessidade do dia-a-dia da criança. O referencial curricular tem a finalidade de  concluir um trabalho  otimista com desenvolvimento positivo e que venha a ter confiança em sua capacidade e percepções e limitações. Propondo a criança um ambiente onde ela possa desenvolver plenamente em socialização com os adultos, tendo reconhecimento do outro, como brincar, expressando emoções, sentimentos, desejos e necessidades. É importante promover o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança, tendo uma atenção as suas necessidades de afeto, alimentação, segurança, e integridade corporal e psíquica, para que a criança sinta-se bem e crie nela um sentimento de amor. E sendo assim, o vínculo com os educadores crescem mais pela confiança e estabilidade de que está sendo bem tratada. O RCNEI dos dar a segurança de manter um equilíbrio bastante produtivo visando uma qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para nossas crianças brasileiras obtendo uma cidadania exemplar. 
É muito triste às vezes saber que alguns educadores ainda não usa o RCNEI para a forma de trabalho, pois acreditam  que já sabem muito e usam a sua maneira de trabalhar relativa e isso pode trazer problemas  para nossas crianças, pois educá-las é uma forma de aprendemos juntos com elas.
É por isso que devemos obter conhecimento para nos capacitar e fazer um bom trabalho como bons profissionais principalmente nesta área que lidamos com nossas crianças brasileiras de passando o de melhor para elas.
Segundo o RCNEI é um grande aliado para o nosso planejamento, apesar de ser criticado por alguns educadores infantil, mas o referencial constata que muitos dos professores que trabalham no nível de ensino da educação infantil, não possuem formação adequada, recebem baixa renumeração e trabalham em precárias condições.
Lidam com conhecimento de diversas áreas na instituição o que exige uma ampla formação em serviços demandado que eles se tornem aprendizes também, professores reflexos que observam e repensa sua prática.
Para isso o RCNEI, chegou mudando e ajudando nossa forma de trabalho que eu particularmente uso para beneficiar não só a mim mas  a educação infantil, que é a maneira de formamos cidadãos  exemplares para o futuro de cada um
 O RCNEI nos dá a importância de seguimos um conteúdo realmente importante, favorecendo o trabalho de todos  educadores infantil, pois é disso que precisamos para acompanhar o desenvolvimento infantil das crianças. Usando a prática, programado dentro mesmo da teoria para realizar o Referencial Nacional da Educação Infantil
Que ao mesmo tempo nos faz compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da Educação infantil e seus professores. Embora os conhecimentos derivados e que exigem uma pesquisa profunda da psicologia, antropologia, sociologia, medicina e etc. Possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil, apontando algumas características comuns de ser das crianças elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário