quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Estimulação psicossocial

A estimulação psicossocial é algo fundamental na pré-escola, pois estas são as primeiras experiências com o meio que influenciarão muito no futuro. Pois este é um período crucial na vida da criança Portanto é imprescindível que haja desenvolvimento nos anos escolares, apesar das dificuldades  e  exigências do meio.
A partir da concepção do ser humano, dá-se inicio a um longo e importante processo de desenvolvimento. Segundo Shepherd (1996) o corpo cresce à medida que o Sistema Nervoso se modifica pelo crescimento. As conexões entre as células nervosas (sinapses) estão na dependência do uso da estimulação.
Portanto,  a partir do nascimento cada estímulo é registrado e provoca transformações na estrutura interna do cérebro. Se não forem estimuladas adequadamente naquele período elas simplesmente não se formam mais,  e pode trazer sérias conseguencias no desenvolvimento psicomotor das crianças.
segundo Piaget a afetividade, corresponde à energética, a motivação, portanto o que move as ações. O meio produz efeito positivo ou negativo na vida da criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário