sábado, 22 de janeiro de 2011

ESTÁGIO REALIZADO NA ESCOLA CEIA - criança 4-5 anos

Realizar este estágio foi um privilégio, experiências marcantes, observar as crianças brincando durante as aulas, um meio para estimular aprendizagem, e principalmente na hora do recreio, crianças correndo pra lá e pra cá, sorrindo com muita alegria, aproveitando o máximo aquele período de recreio como se fosse o ultimo. As crianças brincam de cantiga de roda, jogos competitivos, conceitos matemáticos: largura, cumprimento, distancia (perto longe (interação e socialização)). Enfim estou aprendendo com cada criança.
Escolhi esta Instituição porque penso ser uma das melhores escolas de Educação Infantil do Triângulo Mineiro, inclusive minhas três crianças estão tendo a oportunidade brilhante de estudar nesta Instituição de Ensino, os crescimentos deles tem sido notório em todas as áreas. E também a escola fica perto de casa e do meu trabalho.
No decorrer de minhas visitas a escola, presenciei um pouco as necessidades de alguns alunos, pois são carentes e afetuosos e se apegam fácil quando os damos carinho e atenção. Alguns têm pais separados, outros não moram com a mãe, e isso os faz crianças inseguras e necessitadas de proteção.
O ambiente escolar é amplo e essencial às crianças, pois tem seu espaço bem dividido onde podem brincar estudar e se alimentar. Durante esses dias tenho observado a dedicação da professora Marieta ao alfabetizar as crianças é feito de uma forma prazerosa, são utilizados livros adotados pelo sistema Markensi, a educadora deixa claro a importância da utilização de livros em sala de aula: por mais que surgem idéias inovadoras, que fazem as crianças avançarem cada vez mais na aprendizagem, os livros sempre terão seu espaço todo especial. Não simplesmente nas prateleiras das bibliotecas do mundo afora, ou até mesmo na escola, mas nas mãos de todos, não importa a idade, pois na medida que folheamos livros e mais livro independente da idade terá a capacidade de enxergarmos novos caminhos e horizontes sendo abertos ao nosso favor, então o aluno tem acesso aos livros mesmos ainda em fase de alfabetização.
 Também as atividades são feitas dentro da faixa etária, seguindo os conteúdos programáticos para esta fase, o método utilizado é o silábico, utilizando a linha de Paulo Freire, trabalha com o jogo da memória, brincadeiras que envolvem coordenação motora fina, recorte, bolinhas, fio de lã, cordão etc.; Oralidade: Musica poesias, teatro, representação utilizando o corpo. A professora disse pra me enquanto eu estava observando, que nestas fases as crianças necessitam de expressão corporal, oralidade, coordenação motora fina e ampla atividades que envolvem a memorização. Contudo, é importante lembrar que a memorização e a repetição, quando bem orientadas e com objetivos definidos, são muito importantes na aprendizagem. A professora ler estórias vagarosamente para que elas entendem e depois respondam as perguntas no próprio livro, a professora confecciona para os alunos fichas com seus respectivos nomes, em letra cursiva e em letra bastão, para proporcionar o contato deles com as letras de seus nomes e de seus colegas. Com estas fichas são realizadas atividades como: identificar a ficha que contem o nome do colega, contar o numero de letras destacando a letra inicial e a final. Os alunos também são solicitados a escreverem os nomes dos colegas da sala e o deles próprios para que assim se possa avaliar se consegue fazer esta atividade sozinha, assim, a escrita realizada pelas crianças servirá para identificar em qual nível psicogenético (relatado anteriormente) elas se encontram.
            Esttive  freqüentando as aulas diariamente, por isso tive um melhor contato com as crianças, e estou aprendendo muito com elas. Fiquei super emocionada quando uma das crianças me abraçou e disse; tia deixa eu te falar um segredo. Puxou-me perto dela e aos meus ouvidos disse; tia eu queria que você fosse minha mãe. Meu Deus! Naquele momento, fiquei sem palavras apenas beijei sua testa com muito carinho e proteção.
  A professora  me proporcionou a oportunidade de colaborar com ela em todas as atividades, portanto, estive à vontade junto às crianças. Levei  pra casa e pra vida a sinceridade de cada sorriso, abraço, aperto de mão, um lindo presente em forma de um papel amassado e dobrado com um desenho cheio de beijinhos, estas são experiências marcantes que com certeza será de grande valia para a vida toda.
         Conclui este trabalho com bastante satisfação, vivenciei momentos inesquecíveis, que servirão não somente no âmbito profissional, mas pessoal, posso afirmar que seria um privilégio se todos os pais tivessem a oportunidade  de estagiar em uma sala de  aula pelo menos um dia, sua visão de escola seria outro. Certamente não deixaria que a escola carregasse sozinha a responsabilidade de ensinar. Pois o incentivo dos pais aos filhos na hora de folhar as paginas do caderno de atividade de casa é super importante, é um momento mágico, singular que valerá para toda a vida. Pois, para que o processo de ensino e aprendizagem seja um sucesso é preciso uma parceria entre escola e pais.
        Está observando a realidade desta escola e conhecendo seus projetos obtendo uma intensidade a mais com o profissional ali dentro começando pela direção foi um grande desafio para mim, pois não é fácil obter a confiança do dirigente de uma instituição, esta ali presente dentro da escola observando tudo que acontece, foi muitíssimo importante para o meu crescimento como educadora por isso integrar no estágio assim vale muito a pena.  
       Para descrever estes dados, foi preciso muita dedicação e dias de pesquisas sobre fatos reais que foram obtidos através das visitas e entrevistas com todos os funcionários da Instituição, inclusive os construtores, que não mediram esforços em colaborar. Percebe-se que os conteúdos curriculares seguem rigorosamente os conteúdos curriculares do ensino da educação infantil e são trabalhados através dos projetos auaís e a prática pedagógica é cumprida da melhor maneira possível. Enfim, foi gratificante vivenciar, analisar e relatar as dificuldades e facilidades colhidas para a elaboração desse relatório de estágio, tudo isso contribui muito para meu crescimento profissional. Durante todos esses dias de estágio pude notar o desempenho de cada funcionário desde o porteiro até a auxiliar de cozinha o amor e dedicação a cada criança. Realmente esta Instituição  tem o propósito de promover uma base sólida, capaz de encaminhar os alunos na vida, como homens de respeito, cidadãos capazes de se integrar na sociedade, valorizando o outro, bem como, o próprio meio onde convive. E, sobretudo, resgatar nas famílias a importância de uma boa e eficaz educação, centrada na criança, digna e capaz de se perpetuar pôr toda sua vida.

Um comentário:

  1. Só concordarei com seu ninguém se ele for similar a este:http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/index.php?cdPoesia=59894
    Saudações.
    Demerval.

    ResponderExcluir