Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão
livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever -
inclusive a sua própria história. (a)
LEITURA,
A SUBSTÂNCIA DO CONHECIMENTO.
A
Literatura Infantil, utilizada de modo adequado, é um instrumento de suma
importância na construção do conhecimento do educando, fazendo com que ele desperte para o mundo da
leitura não só como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma
atividade prazerosa.
Segundo
Pires (2000):
Na Educação Infantil as
crianças recebem informações sobre a escrita quando: brincam com a sonoridade
das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos; manuseiam
todo tipo de material escrito, como revistas, gibis, livros, fascículos etc.; e
o professor lê para a turma e serve de escriba na produção de textos coletivos.
A
leitura por ser o alicerce do desenvolvimento é imprescindível que esteja
presente na infância. A criança começa a tomar gosto pela leitura antes mesmo de
ser alfabetizada, através das belas
estórias lida pela professora ,
pela mãe ou por qualquer pessoa que faz parte do seu convívio. A leitura é a substância
do conhecimento ou até mesmo da alma, pois ela trás vida dependendo da forma
lida. Muitas das vezes ao ouvir determinada estória ou história, a criança veste as vestes do personagem
principal, vive momentos emocionantes, muitas vezes riem e as vezes chora,
depende do momento. Basta um toque de magia, fantasia e ao mesmo tempo
realidade para a criança fazer viagens incríveis através da sua imaginação. Há
algumas estórias que mexe tanto com a criança que ela cresce com aquelas
imagens na mente e no coração. A criança tem
uma capacidade incrível de viver na prática certos personagens que elas
veem na estória. Então com tudo isto cresce o desejo pela leitura, portanto a
sua alfabetização flui de uma forma fantástica, num dado momento esta apenas juntando as letrinhas e soletrando
de repente começa a ler, a satisfação é tão profunda por não depender mais de
outros, que começa a ler tudo que vem pela frente, as placas, rótulos, propagandas, e etc. principalmente
as belas estorinhas, agora de uma forma deferente, não apenas ouve, mas ler! Agora criou mais
vida, mais cores, mais luz, tudo ficou mais fácil, ler a hora que quer e o que
quer. A criança sente-se a dona da situação ou seja, agora eu sei ler! Tudo
ficou mais claro. Cada leitura feita é fortalecido o desejo de continuar lendo cada vez mais, e
por fim, muitas delas continuam por toda
vida com esta meta; ler pelo prazer e pelo retorno que a boa leitura proporciona Pois a leitura desenvolve uma
característica de sucesso . Pois a pessoa que leem boas obras, tem um
amigo, um aliado sempre presente nos momentos cruciais da vida que é o
conhecimento, quem tem esta qualidade de ser um bom leitor, certamente será um bom
escritor, se não pretende optar por esta área uma coisa é certa! Qualquer área
que optar terá sucesso por ser uma pessoa esclarecida e cheia de conhecimentos
e outros terá a oportunidade de receber lições mesmo que seja esta, vale apena ler.
Sem falar que é um prazer esta no convívio com pessoas que tem uma boa fala em
qualquer situação.
A leitura traz ao homem plenitude, o discurso
segurança e a escrita exatidão.
A pessoa que ler cresce
e é sábio por continuar humilde, pois este acredita que tem muito que aprender,
ele tira lições de vida através do assobio de um pássaro pela manhã, e através
do choro ou sorriso de uma criança. Tudo que acontece no seu dia, valeu a pena!
Soube conduzir cada situação, por ser uma pessoa esclarecida.
A leitura é uma fonte
inesgotável, é lá que encontramos a bagagem pra vida que se chama sucesso. Não basta ser rico, pois tudo que adquirimos,
pode perder simplesmente vira cinza, posso ser roubada a qualquer momento, mas
as experiências, os saberes recebidos através das leituras e outros... Isto
ninguém toma! É algo nosso e intransferível, portanto, a literatura trás uma
riqueza profunda, aqueles que leem por prazer e paixão, são aqueles que não têm
pressa, querem saber o final, mas começa no inicio. Sem ctrl c ctri v. ler e tira suas conclusões a partir
de uma boa interpretação de texto.
Portanto, a criança
deverá receber incentivo pela leitura através de bons exemplos. E
principalmente através das leituras feitas para elas, mesmo quando pensamos, é
tão pequena! Não entende quase nada, pelo contrário, a criança recebe mais do
que imaginamos, mas qualquer coisa que possa entender já valeu a pena!
Certamente em um futuro bem próximo terá o prazer de ser alfabetizada e conseguintemente
fará suas próprias leituras e com muito prazer! Saberá que valeu a apena a
insistência e persistência de cada educador e professor que passou por sua vida
durante este processo.
Oxalá se as nossas
bibliotecas estivessem lotadas por
leitores, certamente teríamos um mundo mais justo e digno de se viver, por
falta de incentivo nesta área muitos estão perdidos, vagando de um lado e
outro, e por falta de opção principalmente oportunidade estão seguindo um
caminho que eles julgam serem o mais fácil, que são as drogas e a
criminalidade. O futuro de nossas crianças depende de nós como mães, pais e
professores.
A literatura oferece ao
leitor dois caminhos: O caminho do sucesso ou do fracasso, e a definição destes
dois caminhos estão bem claros. A
maioria irá optar pelo caminho do sucesso. Caminho este que não aponta de imediata
riqueza, mas valores, caráter e dignidade. Em qualquer profissão. O caminho do
fracasso aparentemente aponta riqueza, mas também deixa claro dor e sofrimento.
A literatura trás a
sociedade desenvolvimento, mas nem sempre aponta sucesso
depende do que ler, se temos lidos bons livros cresceremos pra nós e
para sociedade.
Leitura
de mundo é tudo aquilo que tem significado para o indivíduo.
São os olhares, os cheiros, os toques, os gostos, os saberes que temos e acumulamos na nossa vivência diária. .É aquilo que está intrínseco em nós mesmos. Nossa linguagem, aquilo que somos nossas representações e símbolos, nosso conhecimento historicamente acumulado vinculado à nossas opiniões pessoais. É através da leitura de mundo que vamos apreender a leitura da palavra. É que vamos criar nossas percepções e construindo as relações que levam ao aprendizado. A leitura da palavra só ganha significado e significância se ela vier intrinsicamente apreendida com a leitura de mundo do educando e socializada com o coletivo da turma, para que vivenciada as diferenças, aconteçam as internalizações e acomodação da aprendizagem, propriamente dita.
São os olhares, os cheiros, os toques, os gostos, os saberes que temos e acumulamos na nossa vivência diária. .É aquilo que está intrínseco em nós mesmos. Nossa linguagem, aquilo que somos nossas representações e símbolos, nosso conhecimento historicamente acumulado vinculado à nossas opiniões pessoais. É através da leitura de mundo que vamos apreender a leitura da palavra. É que vamos criar nossas percepções e construindo as relações que levam ao aprendizado. A leitura da palavra só ganha significado e significância se ela vier intrinsicamente apreendida com a leitura de mundo do educando e socializada com o coletivo da turma, para que vivenciada as diferenças, aconteçam as internalizações e acomodação da aprendizagem, propriamente dita.
Paulo
Freire
Os professores deverão
trazer em seu cunho o mundo das letras e apresentar as nossas crianças com mais
prazer, amor, dedicação, e vibrar com muita alegria quando ver um, dois, ou três...de seus alunos alfabetizados, como
se fosse um milagre!!! Não como algo
comum, normal, mas como algo fantástico, ver uma criança lendo com os seus
próprios olhos, e ensinar com muito mais garra aqueles que ainda não
conseguiram. Pois uma criança que ler, tem muito mais facilidade para criar e
recriar suas ideias e fazer acontecer. Quero deixar aqui o meu comentário após
ter assistido o filme de Anne Sullivan, é emocionante e incentivador.
Parabéns pelo seu blog!! Muita informação de qualidade.
ResponderExcluirsinta-se convidada a me visitar no www.bardopedagogo.blogspot.com.br