quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A CIÊNCIA E A MOTIVAÇÃO


A ciência sofreu deveras modificações ao longo dos tempos, surgem com ideias e opiniões diferenciadas, são alegações razoáveis ou exageradas e nos dá o direito de acreditar ou não em determinadas conjecturas. Mas tudo faz parte da ciência este é motivo dela ter aumentado
freneticamente. Portanto, é necessário mergulharmos neste mundo de informações. Para que possamos construir as nossas próprias opiniões com sustentabilidade.  
Para que o aluno venha ter uma boa desenvoltura acadêmica é necessário o seu total envolvimento na construção do seu conhecimento. É imprescindível explorar e desenvolver sua própria habilidade, aprender a construir, fazer e refazer. Mas ele ainda não está pronto cabe o professor  orienta-lo e incentivá-lo não descartando a bagagem que ele trás consigo mas, fazer dela um alicerce firme  pois,   ele não vem a escola como uma folha branca. Mas sim, em andamento, em construção continua, ter como referencial aquilo que já trás consigo, avaliando constantemente com o objetivo  de fazer crescer com os erros e desenvolver cada vez mais com os seus acertos.  Em cada conteúdo, uma estratégia  que venha buscar atenção e sede de aprender cada vez. Acredito veementemente que  uma das principais ferramentas para o desenvolvimento do aluno é algo   que o professor deve trazer consigo diariamente chama-se MOTIVAÇÃO, é olhar nos olhos do aluno e mergulhar na sua individualidade, leva-lo a entender, que  pode ser difícil, mas não impossível,  e faze-lo sentir que é capaz. A motivação é algo visceral, um sentimento. Conforme Bzuneck (2000, p. 10) “toda pessoa dispõe  de certos recursos pessoais, que são tempo, energia, talentos, conhecimentos e habilidades, que poderão ser investidos numa certa atividade”.  
“Na vida humana existe uma infinidade de áreas diferentes e o assunto da motivação deve contemplar suas especificidades” (BZUNECK, 2000, p. 10).
Podemos observar em toda historia humana desde o inicio,  que a historia foi marcada por homens motivados.  

MATEMÁTICA, A DISCIPLINA QUE GERA O MUNDO E PREPARA O HOMEM PRA VIDA.



A matemática começou a engatinhar na Babilônia por volta do século IX e VIII AC., pois eles tinham uma álgebra e uma geometria, era o suficiente para as suas necessidades diárias, e não de uma ciência organizada.
Na Babilônia a matemática era cultivada entre os escrivas responsáveis pelos tesouros reais. Portanto podemos observar que a matemática se faz presente desde a Idade da Pedra, está intrinsicamente enraizada na projeção humana, em todo o desenvolvimento humano esta a matemática de uma forma firme e eficaz resolvendo os problemas numéricos. Apesar dela ser tão antiga, diariamente apresentam formulas novas e diferenciadas. Portanto é imprescindível que a criança desde pequena começa a mergulhar neste Universo de números no intuito de ir familiarizando. Este contato direto fará que tenha uma visão ampla, critica e curiosa pela matemática e principalmente terá prazer em estudar e pesquisar esta matéria tão ampla e que desperta tanto interesse e curiosidades. Pois ela não é uma matéria que inicia e termina na escola, ela começa e continua no cotidiano da vida. O homem pode viver isentando todas as outras disciplinas, inclusive esquecer a sua própria historia, mas dificilmente poderá desvincular completamente da matemática, pois em tudo o número se faz presente. No lar, trabalho, sociedade, politica, não há distinção entre cor, raça ou cultura enfim, ela é real como o nosso real.
O caminho torna-se mais curto quando a criança busca entender  de uma forma mais profunda quando se  gosta de fato, quando tem uma aversão é natural sentir dificuldade, achar quase que  impossível absorver tal assunto inserido na matemática. Então cabe o professor abraçar com muita responsabilidade este desafio de levar este assunto, portanto  é fundamental usar estratégias, para aperfeiçoar sua técnica de ensino, que venha  despertar na criança o desejo de estudar, é necessário o lúdico, o olhar, o toque, enfim, o estar presente, e levar esta disciplina com dinamismo, dedicação, seriedade  e perseverança de um resultado positivo. Pois, nas series iniciais do Ensino Fundamental o professor tem autonomia e dever ir deixando de trabalhar com materiais concretos partindo para  variadas  informações  que vai desde noções simples  a aprendizagem das operações  fundamentais  e a resolução  de problemas elementares.
 É fundamental transmitir sem deixar dúvida ter a certeza de que a criança voltará pra casa com  desejo de aprender ainda mais. A matemática é algo fantástico, quando a criança percebe que não é tão difícil, que está aprendendo, certamente terá desejo de dar logo o próximo passo, e provar pra si mesma e para os outros colegas que aprendeu, e sente prazer de ensinar pra o coleguinha do lado que ainda está com dúvida, então se sentirá feliz, por saber que é capaz, e quanto mais complexo o assunto maior interesse de abraçar este desafio com afinco e desvelo.